Tuesday 13 October 2015

Praça de touros do Campo de Sant'Ana

No sítio onde assenta a Escola [Médica, actual Faculdade de Ciências Médicas] existiu a Praça de Touros do Campo de Sant'Ana, de tradições na vida alfacinha, com a sua aura fidalga e popular a um tempo. Foi aquela Praça inaugurada em 3 de Julho de 1831 — recorda-nos Norberto de Araújo — tempos do Senhor D. Miguel, que assistiu à «festa», sendo corridos dezasseis touros das manadas reais; à noite, com motivo no acontecimento tauromáquico, houve «luminárias» e «fogo de vistas». A Praça do Campo de Sant'Ana era pequena e quase toda de madeira, sem o tipo clássico dos redondéis hispano-árabes, uma arena muito para «brinco de touros», mas que fez as delícias dos nossos avós.

Vista da cidade tirada do Largo de Nª. Sª. do Monte para o lado do hospital do Desterro e Campo de Sant'Ana [ant. 1888/1891]
A Praça de touros do Campo de Sant'Ana é o edifício mais escuro e arredondado que se pode ver em cima à esquerda; em baixo, à direita, o Hospital do Desterro na Rua Nova do Desterro; ao fundo, correndo entre muros, a Avenida Dona Amélia (1903) e antes Avenida dos Anjos (1895), ainda antes Avenida no prolongamento da Rua da Palma até à Estrada da Circunvalação, e desde 1910, Avenida Almirante Reis.
Estúdio Novais, in AML


Além de corridas de touros, realizaram-se nesta Praça espectáculos de circo e ascensões aeronáuticas — lê-se num Guia do Viajante publicado em 1863. Esta distracção popular, com quanto não abone a civilização dos amadores do divertimento, não produz ordinariamente aspecto repugnante de mortes, e dilacerações de membros, porque as armas dos touros são previamente impossibilitadas de poder furar, e não é permitida a matança dos touros, nem o suplicio das garrochas de fogo [ferro farpado], como noutro tempo. Há geralmente, grande concorrência ao espectáculo.
Preços: — Trincheiras à sombra 500 réis, ao sol 240 réis. — Camarotes de 1.ª ordem de 3$000 a 6$000 réis, — Camarotes de 2.ª ordem de 1$800 a 3$600 réis. Estes preços variam conforme as empresas.
(SULLEMAN, François , Novissimo guia do viajante em Lisboa e seus suburbios, 1863)
 

Vista parcial de Lisboa tirada do Castelo S. Jorge  [c. 1870]
Panorâmica de Lisboa tirada da Sra do Monte
Destacam-se na imagem a Praça de touros do Campo de Sant'Ana, o Hospital de S. José e a Igreja da Pena na Cç. de Sant'Ana.
Francesco Rocchini (1822-1895), in BNP


Até 1915 uma «maquette» desta Praça encontrava-se no Club Tauromáquico, ao Chiado; foi por essa época destruída num assalto político àquele Club, e dela resta, apenas, a memória numa fotografia feita um pouco antes pelo Sr. J. A. Barcia. A Praça do Campo de Sant'Ana, que sucedera á do Salitre, esta inaugurada em 4 de Junho de 1790, foi demolida em 1891¹, para dar lugar à do Campo Pequeno, inaugurada em 18 de Agôsto de 1892.==
(in Norberto de Araújo, Peregrinações em Lisboa, vol. IV, p 33, 1938)

A Maquette da Praça de Touros do Campo de Sant'Ana encontrava-se no Club Tauromáquico, ao Chiado [ant. 1915]
José Artur Leitão Bárcia, in AML

¹ Outros autores referem o ano de 1888 como data de demolição, na sequência de uma vistoria que interditou o edifício por questões de segurança relacionadas com a má conservação do mesmo.

Praça de touros do Campo de Sant'Ana, com os touros ao centro da mesma [ant. 1888/1891]
Espólio Cassiano Branco

No comments:

Post a Comment

Web Analytics