Sunday 28 February 2016

Capela de Santo Amaro

A ermida de Santo Amaro é um caso único: renascentista, com planta centrada, uma galilé decorada com belos panos de azulejos do Rato, portais de ferro arrendados com vista para o Tejo. O terreno da base termina em quilha, qual proa de navio pretendendo soltar-se da colina e navegar mar fora atrás dos mareantes que a fundaram, segundo a lenda iconografada num dos painéis de azulejo. Historicamente sabe-se que em 1542 já existia uma ermida da Ordem de Cristo, que pagava foro à Basílica de S. João de Latrão, em Roma.¹
 
Reza a lenda que uma capela foi fundada no Alto de Santo Amaro por alguns frades da Ordem de Cristo que, no regresso de Roma (no século XVI), apanharam temporal no mar e, perante o receio de perecerem no naufrágio, prometeram a Santo Amaro levantar uma ermida no local onde dessem à costa, sãos e salvos. A capela referida na lenda foi, ao que se julga, transformada em sacristia da actual ermida, representativa do estilo renascentista, embora incorpore soluções estruturais góticas.³

Ermida de Santo Amaro, datada de 1549
Vista de Santo Amaro e Perspectiva do Lugar de Belém
 Vue du Port &de l'Eglise de Bellem [Mosteiro dos Jerónimos.]& de celle de S.Amat, Les Delices De l'Espagne & du Portugal, 1707
COLMENAR, Juan Alvarez de; Aa, Pieter van der (1659-1733)

 
Implantada numa colina sobranceira ao Rio Tejo, perto do vale de Alcântara, a Capela de Santo Amaro foi edificada em 1549, conforme indica a inscrição colocada sobre a porta principal do templo. O projecto desta ermida de planta centralizada, única na cidade de Lisboa, é atribuído a Diogo de Torralva, um dos grandes arquitectos do século XVI português, que tão bem explorou e entendeu o novo gosto do Maneirismo, nomeadamente as vias da tratadística italiana da época.

Capela de Santo Amaro, Alto de Santo Amaro, traseiras [entre 1962 e 1966]
Portal de pedra no adro da Ermida de Santo Amaro
Ao fundo nota-se a Ponte 25 de Abril em construção.
Artur Inácio Bastos, in Lisboa de Antigamente

Na verdade, a Capela de Santo Amaro destaca-se pela singular, e erudita, estrutura centralizada, composta por "(...) dois cilindros secantes de inspiração serliana, a que se agrega uma original galilé de planta semicircular (...)" (CORREIA, 1991). Espaço ímpar no panorama arquitectónico português, este templo terá sido inspirado numa gravura do tratadista Sebastiano Serlio, que representa o mausoléu dos Crescenzi, na Via Appia, em Roma (MOREIRA, 1995, p. 352).

Capela de Santo Amaro, Alto de Santo Amaro, fachada [ant. 190-]
Portal de pedra no adro da Ermida de Santo Amaro
Paulo Guedes,in Lisboa de Antigamente

A par com a capelinha de Bom Jesus de Valverde, em Évora, e a capela do Paço de Salvaterra de Magos, é um dos poucos espaços religiosos quinhentistas a explorar a planta centralizada, que voltará ao panorama arquitectónico português apenas na segunda metade da centúria seguinte.
O núcleo da estrutura é o espaço circular do oratório, envolvido em metade da sua área pela galilé semicircular, que compõe a fachada, à qual corresponde, do lado oposto, a pequena capela-mor, também cilíndrica.

Portal de pedra no adro da Capela de Santo Amar[ant. 1966]
Portal de pedra no adro da Ermida de Santo Amaro
Artur Inácio Bastos,in Lisboa de Antigamente

Aberta por uma arcada de cinco vãos, dois dos quais são cegos, a galilé é coberta por abóbada de nervuras abatida, com fechos decorados com símbolos alusivos ao santo padroeiro, cruzes de Cristo, florões e estrelas. Os três arcos principais foram fechados, no século XVIII, com portões de ferro forjado.
As paredes deste espaço estão totalmente revestidas por azulejos polícromos tardo-maneiristas, organizados em dois registos, cujas figurações centrais, alusivas a Santo Amaro, são envoltas por ferroneries, putti, motivos de grutesco e pendurados. Nos vãos cegos da arcada foram erigidos dois altares de estrutura maneirista, em trompe l'oeil, executados em azulejo policromo.

Escadinhas e Cruzeiro de Santo Amaro [c. 1940]
Portal de pedra no adro da Ermida de Santo Amaro
Fernando Martinez Pozal,in Lisboa de Antigamente

O acesso ao interior é feito através de três portas, abertas na galilé, estando gravada sobre a porta principal uma inscrição alusiva à data de fundação da capela. A nave circular é coberta por cúpula semi-esférica com lanternim, possuindo coro-alto, ao qual se acede pelo terraço. Um arco de volta perfeita, sem qualquer decoração, abre para a capela-mor, também coberta por cúpula semi-esférica, que ao centro alberga retábulo de talha azul e dourada em estilo nacional. Contígua à capela-mor foi construída a sacristia.
Celebrada a 15 de Janeiro, a romaria de Santo Amaro era uma das mais concorridas da cidade, tendo sido realizada pela última vez em 1911. Com o advento da República, a ermida foi abandonada e saqueada, chegando a servir de carvoaria. Em 1927 foi entregue à Irmandade do Santíssimo Sacramento, e no ano seguinte o espaço foi reabilitado para o culto.³
  
Cruzeiro de Santo Amaro [s.d.]
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente
 
Bibliografia
¹ ADRAGÃO, José Victor; PINTO (Natália); RASQUILHO, Rui, Lisboa, 1985.
³ Bonneville, Maria do Rosário Santos, Bellem/Belém, Reguengo da Cidade, 1991
³ "IGESPAR)

16 comments:

  1. Bela gravura e fotos. São, só por si, um Património a preservar. Parabéns pela divulgação. Ab. AA

    ReplyDelete

  2. Adorei as fotos e todo este Património a recordar a minha infâcia.

    ReplyDelete
  3. Nasci e cresci no Alto Sto. Amaro. Na Capelinha assistia à missa dominical e aqui fiz a catequese. Também era um espaço de convívio ao sair da missa e depois das aulas de catequese. Grandes e boas recordações guardo desta Capelinha. Depois deste espaço ter passado um periodo de quase abandono o ano passado fui visitar o espaço e fiquei muitíssimo satisfeita por estar novamente aberto e voltaram a celebrar missa no 1º domingo de cada mês! Está em recuperação mas ainda falta muito.

    ReplyDelete
    Replies
    1. tambem aqui passei a minha juventude e adolescencia, e também aqui tive as minhas aulas de catequese

      Delete
  4. É sempre bom saber que, de quando em vez, ainda se fazem coisas úteis pelo património cultural da cidade.

    ReplyDelete
  5. Por aqui cresci e passei a adolescencia. Tal como nas fotos, vi a ponte crescer. A admiravel atmosfera de paz e calma, contrastando com a lufa-lufa ribeirinha e citadina proporciona uma saudavel perspectiva e distancia ao que se passa em redor. Admiravel !

    ReplyDelete
    Replies
    1. Local aprazível, sem dúvida, com uma vista privilegiada.

      Delete
    2. Maria Adélia Diniz20 April 2016 at 18:04

      Recordei um dos dias mais felizes da minha vida, o dia do meu casamento nesta linda capela

      Delete
    3. o local da minha juventude, zona lindissima e calma

      Delete
  6. Ao ver a capela lembrei-me de um dos dias mais felizes, o dia do meu casamento. Já lá vão 37 anos. Foi escolhida por mim e pelo Eurico para o nosso enlace por ser muito bonita.

    ReplyDelete
  7. Thanks for the good writeup. It in fact was
    a enjoyment account it. Glance complex to far delivered agreeable from you!
    However, how can we be in contact?

    ReplyDelete
  8. Tomei,a data de hoje,conhecimento de uma lenda acerca de um hipotético tesouro escondido na Capela de Santo Amaro,e de algum significado oculto na disposição das estrelas que cobrem o adro . Gostaria de obter esclarecimento.
    Agradecido

    ReplyDelete
  9. Muito obrigada pela informação. É necessário gostar muito para se dedicar assim. Um trabalho útil, divulgar conhecimentos.
    Descubri a Capela numa das passagens na Ponte 25 de Abril. A primeira vez que lá fui vim triste mediante a degradação que vi, e a Capela estava fechadoa. Hoje trouxe uma esperança, pode ser que na terceira visita seja a alegria total. A recuperação.
    É uma jóia está Capela, por isso é preciso salva-la.

    ReplyDelete

Web Analytics