Registo de azulejos com Nossa Senhora da Penha de França na antiga Quinta do Navegador, à Travessa do Calado
A peça encontrava-se originalmente colocada num frontão da antiga Quinta do Navegador [actual junta de Freguesia e biblioteca municipal da Penha de França], voltado à Travessa do Calado (ao fundo. a direita), sendo inserida mais tarde num portal da mesma propriedade. Nos finais do século XX foi dali removida, passando a integrar o acervo do Museu da Cidade. Em sua substituição foi colocada uma cópia realizada em 1987, na Fabrica Sant’Anna.
Registo de azulejos, recortado, com moldura policroma de estilo rococó. A reserva, pintada em azul, mostra Nossa Senhora da Penha de França com o Menino ao colo, ladeada pela representação de Cristo em duas passagens da Paixão. Este painel constitui um importante referente, pelo facto de exibir uma cartela alusiva ao Terramoto de 1755.
![]() |
Pormenor do Registo de azulejos com Nossa Senhora da Penha de França na antiga Quinta do Navegador, à Travessa do Calado |1951| Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente |
O culto da Senhora da Penha popularizou-se em Lisboa a partir de finais do século XVI, sendo invocada pelos mareantes. É também considerada protectora contra todo o tipo de malefícios, tais como, terramotos, fogo e raios. Ao seu santuário, sito no Cabeço do Alperche (actual Penha de França), afluíam muitos devotos. Excepcionalmente, neste exemplar, a Senhora da Penha não surge associada a um dos seus atributos iconográficos, o lagarto sobre uma rocha.==
gosto de visualizar fotos antigos, para matar saudades dessa epoca!!
ReplyDeleteAssim sendo, veio ao blogue certo.
ReplyDelete