Thursday 16 July 2015

Porfírios

Em Dezembro de 1965 é inaugurada em Lisboa a loja Porfírios especializada em vestuário jovem, com roupa confeccionada em Portugal mas copiada da Carnaby Street de Londres e de outras referências da moda da década de 60 e 80.
A loja localizada na Rua da Vitória, 55-63, tinha duas entradas, salas escuras, corredores estreitos, escadas em caracol, luzes psicadélicas, música a tocar bem alto e a fazer lembrar um ambiente de discoteca. Pioneiros no mercado de pronto-a-vestir, a Porfírios propõe aos jovens portugueses roupa absolutamente diferente e irreverente, quiçá extravagante: os famosos jeans à 'boca-de-sino', as camisas coloridas e às flores, os blusões estampados, as camisolas de barriga à mostra, as incontornáveis mini-saias, os collants coloridos e uma variedade extraordinária de acessórios e adereços: anéis, pulseiras e colares ou lenços, cintos e carteiras.

Porfírios [post. 1965]
Rua da Vitória, 55-63

A Porfírios é uma referência para toda uma geração e um marco relevante na criação da moda jovem, até então inexistente, como refere o estilista Manuel Alves: «a única ligação com o mundo, num Portugal pautado por uma mentalidade um bocado tacanha e provinciana, a loja remava contra a maré e o obscurantismo do país». 
Encerra portas em Abril de 2001.
 
Porfírios com a Rua dos Sapateiros [post. 1965]
Rua da Vitória, 55-63



31 comments:

  1. :D
    A minha loja preferida!
    A alegria que era uma visita aos Porfirios!!!

    ReplyDelete
  2. Há já algum tempo que penso na minha loja de eleição dos tempos de meninice e juventude. Onde há agora esta loja? Os pofirios!!quero lá voltar!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Encerrou portas em 2001...
      Tá no texto..

      Delete
  3. Na loucura dos anos seguintes ao 25 de Abril era lá que a malta is comprar algo de diferente e irreverente...

    ReplyDelete
  4. Quem se lembra?
    Eu fui algumas vezes,sempre roupa e acessórios girissimos❤

    ReplyDelete
  5. Uma loja muito á frente para a altura, pena ter fechado

    ReplyDelete
  6. Eu desde que nasci que usava roupa da Porfirius. Era de boa qualidade, diferente em design, e muito extravagante nas meninas da minha idade. Adorava e fiquei muito triste quando vi a loja fechada.

    ReplyDelete
  7. Visité Porfirios con mi amigo portugués Toni en Verano del 72, fue genial en aquellos momentos. En Vigo -de dónde yo iba entonces- estaba Ropal pero no era comparable. Mi YouTube canal : salakotdotcom

    ReplyDelete
  8. Vamos lancar o desafio para uma nova reabertura da Loja porfirios. 🥰🖤

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vamos... com coisas sarcásticas, tais como leggings para homem. Se elas usam...

      Delete
  9. Eu tambem gostava que ela reabrisse.
    Para mostrar as minhas filhas. Bons momentos

    ReplyDelete
  10. Trabalhei ao lado, na rua dos Sapateiros, o meu pai tinha um blusão de cabedal dos porfirios, muito boa a qualidade, um disigne original PORTUGUÊS

    ReplyDelete
  11. Boa tarde.Fui uma das primeira cliente dos Profirios.Comprei uma mini saia de tecido de fazenda.

    ReplyDelete
  12. Era a minha loja preferida 😃

    ReplyDelete
  13. Estive algumas vezes na fila para entrar! Sempre cheia e com roupas tão giras!

    ReplyDelete
  14. Ainda tenho um pullover dos Porfírios vermelho ,que esta impecável.

    ReplyDelete
  15. Antes do BOOM só vendiam meias de toda a espécie.
    Publicidade no interior dos eléctricos rezava assim:

    Quem diz canteiro diz flores
    Quem diz praia diz areias
    Quem diz paixão diz amores
    Quem diz PORFÍRIOS diz meias.

    ReplyDelete
  16. Comprei ai algumas das minhas roupas ainda me lembro de algumas calças de ganga a boca de sino e casaco.

    ReplyDelete
  17. Era a minha loja favorita eu adorava ir a Lisboa aos porfirios.

    ReplyDelete
  18. Gostava de ir lá,viam-se as beldades,lá,mas nunca gostei da moda,..sempre fui muito conservador

    ReplyDelete
  19. Naquela época era a Catedral da irreverência.. da ousadia e cor. As idas aos Porfirios eram momentos memoráveis com as amigas. Assim que entrávamos, éramos transportados para as lojas de Londres daquela época. Que pena ter fechado. Era um icone da Baixa de Lisboa

    ReplyDelete
  20. Naquela época era a Catedral da irreverência.. da ousadia e cor. As idas aos Porfirios eram momentos memoráveis com as amigas. Assim que entrávamos, éramos transportados para as lojas de Londres daquela época. Que pena ter fechado. Era um icone da Baixa de Lisboa

    ReplyDelete
  21. Em 1968 comprei lá umas calças e um blusão de ganga, que viajaram até Moçambique, (e voltaram!). O blusão ainda existe e vai agora ser "transmitido" ao meu neto de 13 anos.

    ReplyDelete
  22. Amava, comprei lá muita roupa ainda em solteira e depois cheguei a ir lá com a minha filha que ainda era pequena (mas q ainda se lembra de ir lá comigo), não entendo porque fechou ...enfim :(

    ReplyDelete
  23. Agora dá mais ir à zara alimentar a exploração de gente como nós, que com fome a isso se sujeitam comprem fabricado em Portugal, e aguardemos a reabertura da por-fi-ri-os!

    ReplyDelete
  24. Ainda ontem usei um anel que o meu saudoso irmão lá comprou e me ofereceu nos anos 60. Que saudades! E ainda tenho um cinto em tons preto e branco!

    ReplyDelete
  25. Eu sou desse tempo (nascido em 51), cheguei a comprar na porfírios.

    ReplyDelete

Web Analytics