Palacete neo-manuelino sito no gaveto da então Rua Ocidental do Campo Grande tornejando para a antiga Estr. de Malpique (hoje R. Dr. João Soares). Palacete de africanistas construído c. 1923 já riscado por um amador da família - João Maria Gomes, veterinário de profissão 36. Caricatura de caricatura, o manuelino terminava o seu papel, num gosto comicamente degradado, viria a ser demolido em 1948 para construção de prédios de rendimento, alguns deles propriedade da família Soares que por aqui já tinham erigido o Colégio Moderno. (França, A Arte em Portugal no Século XX (1911- 1961))
![]() |
Palacete do Campo Grande |c. 1923| Campo Grande esquina com a Rua Dr. João Soares (1974) antiga de Malpique (1956) e antes Estr. de Malpique. Chamado anteriormente de Campo de Alvalade, Campo 28 de Maio anteriormente Rua Ocidental do Campo Grande, este sítio foi escolhido, durante séculos, para a edificação de solares nobres. Paulo Guedes, in Lisboa de Antigamente |
N.B. Pastor de Macedo, no vol. IV da Lisboa de Lés a Lés, p. 11, quando se refere à Estr. de Malpique, escreve Freguesia do Campo Grande: — Tirou o nome de uma quinta que já existia em 1675 no sítio da Palma de Cima [ao Campo Grande] e que se denominava de Malpica. Em 1714 pertencia a Manuel de Moura Delgado, casado com D. Inez Josefa de Lima e ali lhes nasceu uma filha que foi baptizada com o nome de Teresa, na paroquial do Campo Grande em 18 de Fevereiro. Esta mesma quinta, segundo supomos, denominava-se em 1867 quinta dos Ameixiais de Santa Rita de Malpique e em 1898 simplesmente de Santa Rita de Malpique . Pela transcrição que fazemos deste lançamento prova-se a existência da designação de Ameixiais (actual Colégio Moderno) já em 1539 e no lançamento n.º 132 a do nome Malpique.§
Belo palacete, como faria caso quisesse a planta do palacete? Está guardado em alguma biblioteca ou nos pertences da antiga família proprietária?
ReplyDeleteTalvez possa encontrar o que pretende no Arquivo Municipal de Lisboa.
ReplyDeleteMuito obrigado
DeleteA quem pertencia este palácio,nasci ao lado na Vila Mira, ainda estive lá dentro mas nunca soube a quem pertencia
ReplyDeleteInfelizmente, não nos foi possível apurar esse detalhe.
DeleteAdoro essas fotos , tenho impressão que vivi nestas épocas.
ReplyDelete