O Viaduto Duarte Pacheco é o maior e mais importante viaduto de
Lisboa. É parte integrante de uma das principais vias de acesso à cidade
ligando-a ao Parque de Monsanto onde a auto-estrada Lisboa-Cascais
começa. Projectado por João Alberto Barbosa Carmona e inaugurado a 28 de
Maio de 1944, o Viaduto Duarte Pacheco é feito de betão armado, mede
505 mt. de extensão, incluindo muros de avenida, e tem 24 metros de
largura. O seu custo ascendeu a 85.000 Euros e nele trabalharam cerca de
4.000 operários.
Viaduto Duarte Pacheco e Auto-estrada Lisboa-Cascais |1942-12-06| Autor não identificado, in Lisboa de Antigamente |
Fotografia aérea sobre Campolide, Viaduto Duarte Pacheco e Avenida de Ceuta |c. 1950| Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente |
Duarte José Pacheco
(1899-1943), licenciou-se em engenharia
Electrónica, no IST, com 19 valores e este jovem professor do Instituto
Superior Técnico desde 1922 — e seu director a partir de 1924 — foi
eleito presidente da Câmara de Lisboa com apenas 29 anos, em 1928, ano
em que também entrou pela primeira vez no Governo, com a pasta da
Instrução
Pública.
Viaduto Duarte Pacheco e Auto-estrada Lisboa-Cascais |c. 1951| António Passaporte, in Lisboa de Antigamente |
Quatro anos mais tarde, em Julho de 1932, foi nomeado ministro das
Obras Públicas e Comunicações, pasta que tutelou até à sua trágica morte
num desastre de viação.
Considerado um visionário, desejava fazer de Lisboa a capital do
Império, sonho que veio a concretizar com a Exposição do Mundo Português, em 1940, símbolo emblemático do apogeu do Estado Novo e dos
seus valores. Foi responsável por obras tão importantes como a Estrada
Marginal Lisboa-Cascais, as Avenidas Novas, o Parque de Monsanto e o
Estádio Nacional. [cm-lisboa.pt]
Viaduto Duarte Pacheco sobre a Avenida de Ceuta |c. 1952| Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente |
Viaduto Duarte Pacheco e Aqueduto das Águas Livres com a Av. de Ceuta |c. 1953| António Passaporte, in Lisboa de Antigamente |
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Nasci em 1954, vivia na Lapa e ainda me lembro do mercado de Alcântara pelo que não devia existir av de ceuta nessa altura?!…
ReplyDeleteJá se encontrava rasgada por essa altura.
DeleteSimples ente BELO......
DeleteEu sou de 1969, existia avenida de Ceuta e lembro-me muito bem do mercado de Alcântara
DeleteSimples ente
ReplyDeleteÉ digno de se ver e recordar o antigamente é de louvar.
ReplyDeleteÉ maravilhoso ver estad obras sem derrapagens que grandes engenheiros na altura agora vão todos embora.
ReplyDelete85.000€ ? Também quero um. Só para mim. Foi mais barato que a minha casa, bolas.
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