Thursday 27 August 2015

Panorâmica da zona da Alameda D. Afonso Henriques

Encimada pelos edifícios do Instituto Superior Técnico a Alameda D. Afonso Henriques, com 120 metros de largura, desce num vale e subindo novamente fecha condignamente com a Fonte Monumental. Ao longo dela ergueram-se, entre os anos 1936 e 1946, um conjunto de blocos de habitação. A Fonte Monumental além de valorizar os edifícios do Técnico, vinha proporcionar um excelente miradouro da obra realizada.

Panorâmica da zona da Alameda D. Afonso Henriques [c. 1940]
Em último plano, o Instituto Superior Técnico e, mais abaixo, a Av. Almirante Reis.
Pardal Monteiro, 
in Lisboa de Antigamente
 
O conjunto arquitectónico do IST, foi concebido como uma "Acrópole" sobre o vale da avenida Almirante Reis e num dos extremos da Alameda Dom Afonso Henriques. O arquitecto foi Porfírio Pardal Monteiro, tendo sido inaugurado em 1935. O conjunto dos sete edifícios é exemplo importante do Modernismo Português e representa uma segunda fase na obra de Porfírio Pardal Monteiro onde a simplificação das formas e quase ausência de ornamentação são características fundamentais.

Panorâmica da zona da Alameda D. Afonso Henriques [c. 1940]
Vista aérea do Campus do Instituto Superior Técnico em construção, vendo-se atrás a Gare do Arco do Cego ainda na sua extensão original.
Pinheiro Corrêa, in Lisboa de Antigamente

N.B. Dom Afonso Henriques, monarca português (c.1108-1185), foi o primeiro rei de Portugal, governou entre 1128 e 1185. Era filho de D. Henrique de Borgonha e de D. Teresa de Aragão. Em 1128, no campo de S. Mamede (Guimarães), venceu os partidários de sua mãe e assumiu o governo. Em defesa do trono conquistou Santarém (1147) e, com a ajuda dos cruzados, a cidade de Lisboa (1147). Alargou depois as suas conquistas a Évora e a Beja.

Panorâmica da zona da Alameda D. Afonso Henriques |c. 1960|
Av. Almirante Reis. Fonte Monumental
Estúdio Horácio Novais, in Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics