Monday 21 September 2015

Campo de futebol das Salésias

Em 28 de Fevereiro de 1904, um grupo de 24 ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa, de onde se destacava a figura de Cosme Damião, cria, nas traseiras da Farmácia Franco, na zona de Belém, o Sport Lisboa com uma única secção, a de futebol. Nessa reunião histórica, ficaria definido que o recém-criado clube jogaria de vermelho e branco e que teria no emblema uma águia e o moto «E Pluribus Unum».

O primeiro campo de jogos foi na Quinta da Feiteira, mas os tempos eram difíceis. Devido a problemas financeiros, vários jogadores da primeira equipa abandonam o Benfica para o mais abastado Sporting, o que deu início a uma rivalidade que perdura até os dias de hoje e contribuiu para que em 1908, se desse a fusão do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica, clube que tinha como prática o ciclismo, levando à origem do actual emblema (com a introdução da roda de bicicleta) e ao nome definitivo: Sport Lisboa e Benfica.

Terras do Desembargador, junto ao Convento das Freiras Salésias, em Belém [entre 1906 e 1907]
Jogo de futebol entre o Sport Lisboa (mais tarde SLB) e o CIF (Clube Internacional de Futebol)
Fotógrafo não identificado, in AML

As falhadas tentativas de reorganização do Club Lisbonense e do Grupo Estrela abriram caminho ao aparecimento no dia 8 de Dezembro de 1902 do Club Internacional de Foot-Ball, que foi o prolongamento natural do Grupo dos Pinto Basto e do Foot-Ball Club Swits.
O inicio da prática de futebol em Portugal está indelevelmente ligado ao CIF. As primeiras bolas de futebol trazidas para Portugal, os primeiros “grupos” (equipas) de praticantes, as primeiras regras oficiais do desporto, as primeiras ligas e associações de clubes resultaram de intervenção directa do CIF ou de membros fundadores e directores do Clube.

Campo de futebol das Salésias [1933]
O desfile de Infantaria durante os exercícios no campo das Salésias
Fotógrafo não identificado, in Arquivo do Jornal O Século

Bibliografia
DIAS, Marina Tavares, História do Futebol em Lisboa, 2000.

4 comments:

  1. Obrigado pela partilha, excelente conteúdo! Não só faz recordar os tempos passados, como pelo menos a mim pôs-me a pensar.. não foi à tanto tempo assim, e como as coisas se alteraram. Ainda bem que o seu site existe, pois esta partilha é fundamental, para bem da cidade, do desporto, e para que nunca se esqueçam das raízes.
    Muito obrigado mesmo! Vou continuar a seguir o seu site sem dúvida :)

    ReplyDelete
  2. Viva!
    Queria só relevar que, quanto ao título do post, pouco ou nada é referido acerca do Campo das Salésias. Este foi um campo prenhe de história nos alvores do futebol em Portugal e foi o campo do CF Os Belenenses até o clube ter sido obrigado a trasladar-se para outro local (o actual Estádio do Restelo).
    Porém, seria de bom tom aprofundarem a narrativa acerca deste CAMPO DAS SALÉSIAS que muito mais fotografias existem (inclusive vários jogos da Selecção foram lá jogados) e era este o Estádio d'Os Belenenses aquando da sua conquista do Campeonato...

    Cumprimentos e votos de bom trabalho!

    ReplyDelete
  3. E eu acho que era importante ir até às origens do campo e não esquecer a sua ligação à Casa Pia e aos seus alunos (como Cândido de Oliveira) os grandes responsáveis pelo
    surgimento de um dos mais icónicos clubes de futebol português!

    ReplyDelete

Web Analytics