Saturday 19 September 2015

Lisboetas passeando na Avenida da Liberdade

«Só a lisboeta é que põe o seu barquinho a nado a noite, ainda que o ceu esteja carregado, ainda que a chuva ameace, só ella é que atravessa pulando as lamas do Chiado, colhendo as velas ao vestido, e segurando a sombrinha com a firmesa de um marinheiro experimentado que fosse ao leme. Não teme a noite, porque as noites só são temerosas na provincia, o, treva e confusão.

Avenida da Liberdade [1912]
Joshua Benoliel, in AML

Vae, n'um pulo, comprar bolos para o chá, escolher um vestido ao Grandella, vae a pé para o theatro, porque não é bastante rica para ir de trem, vae à modista fazer um recommendação. vae a uma livraria comprar uma grammatica para o filho e, atravessando as ruas, pulando sobre a lama, o seu ar de honestidade defende-a, não a deixa confundir com as mulheres que vão habitualmente para as cadeiras do Colyseu e para os gabinetes dos restaurants.
A chuva ás vezes resolve-se a cair, a varrer as ruas, e a esburacal-as tambem. A lisboeta some-se, voou para casa nas azas dos seus pesinhos ligeiros. Mas a cidade não fica solitaria, morta, ouve-se de vez em quando o rodar de um trem, um pregão que passa,  de um cavallo, o assobio de um namorado.»
(in Vida De Lisboa, Por Alberto Pimentel, 1900, p. 47)

Avenida da Liberdade [1912]
Joshua Benoliel, in AML

1 comment:

  1. This website really has all of the information I needed about this
    subject and didn't know who to ask.

    ReplyDelete

Web Analytics