Tuesday, 1 September 2015

Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo

Em 1938 iniciou-se a construção do Aeroporto da Portela e do Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo, à beira do rio Tejo, onde hoje é a doca dos Olivais no Parque das Nações.
Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo foi planeado e desenvolvido pela Pan American, para servir de base à sua operação transatlântica com hidroaviões, que durou até 1945

Planta geral do Aeroporto Marítimo de Lisboa |1940|
Projecto do arq.º Paulo de Carvalho Cunha e do Eng.º Fernando Santos Silva.
Cabo Ruivo
Estúdio Horácio Novais, in Lisboa de Antigamente

A década de 1930 viria dar um fortíssimo impulso à aviação civil, tanto à escala internacional como nacional. Por cá, o Governo, consciente da privilegiada localização de Portugal no desenho das rotas aéreas, determinou a construção de dois aeroportos, um marítimo, localizado junto ao Rio Tejo, de onde partiriam e onde aterrariam os hidroaviões que realizavam travessias transatlânticas (o aeroporto de Cabo Ruivo), ao passo que outro terrestre, localizado no centro da cidade de Lisboa, destinado a servir de infra-estrutura para voos em solo europeu (o aeroporto da Portela). Em 1942, a construção dos dois aeroportos encontrava-se concluída. [Gonçalves: 2013]



Aeroporto de Cabo Ruivo |c. 1942|
Aerogare e pontão de acesso com 30 metros



A ligar os dois aeroportos, foi estabelecida a via rápida chamada Avenida Entre-os-Aeroportos (actual Avenida de Berlim)

Hidroavião Clippers-Boeing 314 da "Pan American World Airways" |c. 1942|

Os voos transatlânticos em hidroavião vindos da América amaravam no Rio Tejo e os passageiros desembarcados em Cabo Ruivo, eram levados de carro até à Portela para apanhar voos para a Europa. O Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo foi desactivado nos finais dos anos 50 do século XX.

Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo, Cais de desembarque |c. 1942|
Hidroavião Clippers-Boeing 314 da "Pan American World Airways"
Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo, embarque da tripulação |c. 194-|
Hidroavião Clippers-Boeing 314 da "Pan American World Airways"

7 comments:

  1. No inicio dos anos 60 o meu pai levava-me ver os três idroavioes que ainda ali estavam. Lembranças de uma vida passada.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também, na época deveria ter por volta dos 10 anos (hoje 66)

      Delete
  2. a av. entre aeroportos não é a marechal gomes da costa mas sim a av. de berlim

    ReplyDelete
  3. Horacio Sousa (67)
    Muitas vezes fui com a minha mae e meus ismaos ver oa avioes neste local. Teria nessa altura cerca de 8 anos. Mravamos em moscavide. Levavamos um pequeno lanche e ali passavamos algum tempo a brincar. E bom recordar esses tempos.....

    ReplyDelete

Web Analytics