Em
1938 iniciou-se a construção do Aeroporto da Portela e do Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo, à beira do rio Tejo, onde hoje é a doca dos
Olivais no Parque das Nações.
O Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo foi planeado e desenvolvido pela Pan American, para servir de base à sua operação transatlântica com hidroaviões, que durou até 1945.
Planta geral do Aeroporto Marítimo de Lisboa |1940| Projecto do arq.º Paulo de Carvalho Cunha e do Eng.º Fernando Santos Silva. Cabo Ruivo Estúdio Horácio Novais, in Lisboa de Antigamente |
A década de 1930 viria dar um fortíssimo impulso à aviação civil, tanto à escala internacional como nacional. Por cá, o Governo, consciente da privilegiada localização de Portugal no desenho das rotas aéreas, determinou a construção de dois aeroportos, um marítimo, localizado junto ao Rio Tejo, de onde partiriam e onde aterrariam os hidroaviões que realizavam travessias transatlânticas (o aeroporto de Cabo Ruivo), ao passo que outro terrestre, localizado no centro da cidade de Lisboa, destinado a servir de infra-estrutura para voos em solo europeu (o aeroporto da Portela). Em 1942, a construção dos dois aeroportos encontrava-se concluída. [Gonçalves: 2013]
Aeroporto de Cabo Ruivo |c. 1942|
Aerogare e pontão de acesso com 30 metros
A ligar os
dois aeroportos, foi estabelecida a via rápida chamada Avenida
Entre-os-Aeroportos (actual Avenida de Berlim).
Hidroavião Clippers-Boeing 314 da "Pan American World Airways" |c. 1942| |
Os voos transatlânticos
em hidroavião vindos da América amaravam no Rio Tejo e os passageiros
desembarcados em Cabo Ruivo, eram levados de carro até à Portela para
apanhar voos para a Europa. O Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo foi
desactivado nos finais dos anos 50 do século XX.
Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo, Cais de desembarque |c. 1942| Hidroavião Clippers-Boeing 314 da "Pan American World Airways" |
Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo, embarque da tripulação |c. 194-| Hidroavião Clippers-Boeing 314 da "Pan American World Airways" |
OBRIGADA .DESCONHECIA .
ReplyDeleteNo inicio dos anos 60 o meu pai levava-me ver os três idroavioes que ainda ali estavam. Lembranças de uma vida passada.
ReplyDeleteEu também, na época deveria ter por volta dos 10 anos (hoje 66)
DeleteMuito obrigada :)
ReplyDeletea av. entre aeroportos não é a marechal gomes da costa mas sim a av. de berlim
ReplyDeleteJá foi corrigido.
DeleteHoracio Sousa (67)
ReplyDeleteMuitas vezes fui com a minha mae e meus ismaos ver oa avioes neste local. Teria nessa altura cerca de 8 anos. Mravamos em moscavide. Levavamos um pequeno lanche e ali passavamos algum tempo a brincar. E bom recordar esses tempos.....