Sunday 13 September 2015

Igreja de Benfica — ou de Nossa Senhora do Amparo

Antes da existência da actual Igreja de Benfica — ou de Nossa Senhora do Amparo — inaugurada em 1809, existiam duas outras igrejas, situadas sensivelmente no mesmo sítio, constituindo o lugar de culto da Paróquia de Benfica. As obras para a construção da Igreja iniciaram-se em Agosto de 1750, com um projecto do Mestre João Frederico Ludovice, arquitecto do Convento de Mafra. Os donativos para a realização desta obra foram reais e populares. 

 Igreja Paroquial Nossa Senhora do Amparo de Benfica [Início séc. XX]
Estrada de Benfica; Rua Ernesto Silva; ao fundo nota-se o Palácio Baldaya
Paulo Guedes, in Lisboa de Antigamente



























 
A Igreja de Nossa Senhora do Amparo apresenta uma fachada de três corpos e uma torre. A planta é de uma só nave, possuindo quatro capelas laterais com telas de Pedro Alexandrino. O adro do lado nascente é enobrecido por um belo cruzeiro, que já lá estava no tempo da Igreja velha. O adro do lado poente, onde no princípio deste século XX se construiu um inestético coreto, cedeu parte do seu espaço, a norte e poente, para a construção do Centro Paroquial, entre 1959 e 1964.

Igreja de Nossa Senhora do Amparo, no século XIX, mais tarde denominada de igreja de Benfica. Desenho de Barbosa Lima e gravação em madeira de Coelho e Pedroso
in Arquivo Pitoresco, vol VI, 1863, p.105

2 comments:

  1. A Rua de que se vê o começo, à esquerda da foto, é a Calçada do Tojal, que nesse tempo terminava na Est. de Benfica, e não a Ernesto da Silva. Bem hajam, pelas belas reportagens fotográficas do blog.
    javal

    ReplyDelete
    Replies
    1. A referência à rua Ernesto Silva tem a ver com as frentes a que a igreja está voltada. Grato pelo apreço

      Delete

Web Analytics