Friday 6 May 2022

Convento das Salésias

A fundação do Mosteiro da Visitação de Santa Maria (ou das Salésias) nasceu da intenção do Padre oratoriano Theodoro de Almeida que, no decorrer do seu exílio em França, foi confessor extraordinário do Convento da Visitação de Annecy. Regressado a Portugal em 1778 empreendeu diligências para a fundação do primeiro mosteiro de visitandinas no país, o que ocorre, por decreto régio, em Janeiro de 1782. Instala-se na zona do "Altinho", próximo da Rua da Junqueira, em terrenos comprados ao morgado do conde da Ega e cedidos pela rainha D. Maria I, sendo inicialmente ocupado por cinco religiosas vindas de referido mosteiro francês. As obras de conversão das casas e da ermida pré-existentes iniciaram-se em Junho de 1783, simultaneamente à construção de uma nova igreja adossada ao edifício do convento, aberta ao culto apenas em 1846. Em 1887, exactamente uma década antes da sua extinção, mosteiro, igreja e cerca foram cedidos à Associação de Beneficência São Francisco de Salles. .

Convento das Salésias  [c. 1930]
Mosteiro e igreja da Visitação de Santa Maria; depois Colégio Nuno Álvares
Rua Alexandre Sá Pinto, 26
Ferreira da Cunha, in AML

O Colégio e Mosteiro veio a ser extinto em 23 de Junho de 1897 vindo a Fazenda Nacional a tomar a sua posse em 1897. Em 1905 o edifício foi ocupado pelo Refúgio e Casas de Trabalho (pertencente à Provedoria Central da Assistência de Lisboa), que em 1926 é renomeado Asilo Dom Nuno Álvares Pereira (actual Centro de Educação e Desenvolvimento de D. Nuno Álvares Pereira, da Casa Pia, mantendo-se desde então no local). A cerca mantém-se intacta e em alguns locais murada, tendo nela sido instalado o Estádio das Salésias (construído em 1928 e demolido em 1956) e a Escola Industrial Marquês de Pombal (1963).

Convento das Salésias  [1915]
Mosteiro e igreja da Visitação de Santa Maria; Refúgio e Casas de Trabalho
Rua Alexandre Sá Pinto, 26
Joshua Benoliel, in AML

No interior destacam-se: a decoração marmoreada; o coro-alto; e as pinturas de tecto, a têmpera, em trompe-l'oeil, imitando relevos em estuque.
Actualmente, encontra-se sob a gestão da Casa Pia de Lisboa. [mais info: patrimoniocultural.cm-lisboa.pt]

Convento das Salésias  [1915]
Mosteiro e igreja da Visitação de Santa Maria; Refúgio e Casas de Trabalho
Rua Alexandre Sá Pinto, 26
O programa decorativo de maior interesse encontra-se nas abóbadas da nave central e transversal da cúpula, pintadas a têmpera, em trompe l'oeil imitando curiosos relevos em estuque de festonadas de meados do séc. XIX
Joshua Benoliel, in AML

2 comments:

  1. Boa tarde! Por acaso tem informação do destino dado ao património artístico do Convento, nomeadamente à paramentariaa que lhe pertencia? Pergunto, porque no Museu de Aveiro/Santa Joana, onde sou conservadora, existem paramentos avulsos vindos desse convento e tinha todo o interresse em encontrar as restantes peças que pertenceriam ao mesmo conjunto. Sabe-me dar alguma indicação?

    Atenciosamente,
    Maria João Mota

    ReplyDelete
  2. Pode pesquisar aqui: http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4224417

    ReplyDelete

Web Analytics