Friday, 26 December 2025

Jardim de São Pedro de Alcântara: tabuleiro inferior

Convidou-a mesmo a dar uma volta em baixo no jardim. [...] Cobardemente, por inércia, enervada pela voz pomposa do conselheiro, Luísa foi descendo, contrariada, as escadinhas para o jardim.
(QUEIROZ Eça de, O Primo Basílio, 1878)

O tabuleiro inferior foi ajardinado à francesa, com os arbustos e canteiros de flores desenhados geometricamente, da mesma forma foi erguido um tanque de repuxo de pequenas dimensões e outro em cascata imbuído na muralha. Nas bordas dos passeios de areia, assentes em altos plintos, podemos observar bustos de deuses e heróis da mitologia greco-romana, como também figuras históricas dos nossos anos de descobridores. [...] O tabuleiro inferior acabou por ser fechado ao público, proibindo-se o acesso sob a vigilância de um guarda municipal. Tal ficou a dever-se ao facto de muitos utilizarem aquele espaço para pôr termo à vida, lançando-se do tabuleiro inferior e caindo na Rua das Taipas. O número destas ocorrências aumentou significativamente com o fecho do Aqueduto das Águas Livres, curiosamente devido às mesmas razões. Em 1864 foi colocada uma grade, exigida desde 1852. [paleolisboa.com]

Jardim de São Pedro de Alcântara/Jardim António Nobre |1949|
Rua de São Pedro de Alcântara 
Estúdio Mário Novais, in Lisboa de Antigamente

Esta esplanada, com a sua legião de bustos brancos orlando as aleias e os canteiros, é um dos mais belos miradoiros de Lisboa.
O passeio de S. Pedro de Alcântara, levantado sobre a muralha, de que em outros artigos já falámos, é, deslumbrante pelo panorama que descobre. O jardim, que fica subposto, tem muitos e viçosos canteiros, copada vegetação, uma cascata, e está adornado com bustos de romanos [e portugueses] célebres. (Portugal antigo e moderno, 1874)

N.B. O Jardim de São Pedro de Alcântara foi construído em Oitocentos sobre os restos de muralhas levantadas durante as obras das Águas Livres. O nome deste espaço de lazer deriva do Convento de Frades Arrábidos situado nas proximidades do jardim. [...]

Jardim de São Pedro de Alcântara/Jardim António Nobre |entre 1918 e 1922|
Rua de São Pedro de Alcântara 
João José Penha, in Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics