Friday 28 August 2015

Elevador de São Julião

O elevador do Município, também conhecido como elevador da Biblioteca ou elevador de S. Julião, foi o sétimo elevador a ser construído em Lisboa. A sua construção foi financiada pelo Dr. João Maria Ayres de Campos. O seu autor foi o famoso Eng. Raoul Mesnier de Ponsard, o mesmo do Elevador de Santa Justa. À semelhança deste último, também subia na vertical a uma altura de 29,6 metros até ao primeiro pavimento, do qual saía um viaduto à altura de 20 metros sobre a Calçada de São Francisco. Foi Inaugurado em 1897 e funcionou até 1915 e a estrutura foi desmantelada em 1920¹, sendo substituído pelo carro eléctrico da Rua da Conceição – Calçada de São Francisco - Camões.

Elevador de São Julião [post. 1920]
Calçada de São Francisco
Eduardo Portugal, 
in Lisboa de Antigamente

A entrada fazia-se pela porta de uma residência particular, o n.º 13 de Largo de S. Julião, e a saída fazia-se igualmente por outra residência particular, pelo terraço do Palácio do Visconde de Coruche, no então Largo da Biblioteca (hoje Lg. Academia de Belas-Artes, 13).
 
¹ O processo de desmontagem — à boa maneira portuguesa — foi sendo protelado, e como comprovam as imagens, em 1932 ainda estava em pé, se bem que inoperacional. O ferro foi vendido para sucata e aproveitado para fabrico de ferraduras para alimárias.

Torre Elevador de São Julião [1932]
Largo Academia de Belas-Artes
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

Este elevador ficou ligado à intentona de 28 de Janeiro de 1908, conhecida como Golpe do Elevador da Biblioteca, em que conspiravam carbonários, republicanos e dissidentes progressistas. Foram presos António José de Almeida, Afonso Costa, Álvaro Poppe e mais suspeitos, num total de noventa e três conspiradores.

Alçados do project do Elevador de São Julião [s.d.]
Dois alçados do projecto da instalação de um ascensor com uma passadeira metálica superior que liga o Largo da Biblioteca Pública com a Praça do Município. O primeiro alçado [esq.] é descrito como: "vista em elevação perpendicularmente a um plano contendo os eixos das duas torres". Ao nível do Largo do Município está escrito: "casa das máquinas de gás e das bombas", que aparece representada no respectivo alçado. Também estão indicados: nível do Largo da Biblioteca; o 4º andar da habitação da sra. Street (nível a que passa uma passadeira metálica que liga as duas torres); Calçada de S. Francisco; nível do Largo do Município; 29.50 m (altura a que está instalada a passadeira superior). O segundo alçado é descrito como: "vista em elevação segundo uma linha que passa pelo eixo das duas torres". Também estão indicados: nível do Largo
da Academia de Belas-Artes; Calçada de S. Francisco; nível do Largo do Município; o 4º andar da habitação da sra. Street.
 in Ascenseur Município-Bibliotheca á Lisbonne [Material cartográfico]

3 comments:

  1. Não percebo, a estrutura foi desmantelada em 1920 e aparece uma fotografia da mesma estrutura datada de 1932?...

    ReplyDelete
  2. Parece que a torre ainda não tinha sido demolida em 32.

    ReplyDelete

Web Analytics