Palacete Ribeiro Ferreira, da autoria do conceituado arq.º Raul Lino, construído em 1902 e demolido cerca de 1970.
Raul Lino. arquitecto, nasceu em Lisboa em 1879, onde faleceu em 1974. Formou-se em Hanôver, regressando a Portugal em 1897. Percorreu todo o país para melhor conhecer a arquitectura típica portuguesa, de que se tornaria o arauto durante toda a sua vida.
![]() |
Avenida Fontes Pereira de Melo, 17 [1969] Palacete Ribeiro Ferreira Artur Inácio Bastos, in AML |
Em A Nossa Casa (1918) e Casas Portuguesas (1933), defende a coerência dos novos empreendimentos arquitectónicos com a tradição nacional. Dedicou-se também ao desenho de interiores e mobiliário, às artes gráficas decorativas e à cenografia. Deve-se-lhe o arranjo de diversos palácios nacionais, com especial relevo para o de Sintra. Foi membro-fundador da Academia Nacional de Belas-Artes e director do Monumentos Nacionais. Principais realizações: Solar dos Patudos, em Alpiarça, casas de Rey Colaço e Jorge O’Neill, no Estoril e em Cascais, casa de Ribeiro Ferreira e Cinema Tivoli, em Lisboa, Casa da Comenda, no Outão (Setúbal) e Casas do Cipreste e do Penedo, em Sintra.
![]() |
Avenida Fontes Pereira de Melo, 17 [1969] Palacete Ribeiro Ferreira Artur Inácio Bastos, in AML |
Heya i am for the first time here. I found this board and I find It
ReplyDeletetruly helpful & it helped me out a lot. I hope to provide something back and aid others like you helped
me.
So sad this had to go, checking it on Google Maps now there's some meaningless (in my opinion) mediocre building. Do we know the reason it was demolished? Thanks!
ReplyDeleteTristes demolições .
ReplyDelete