Monday, 3 August 2015

Elevador Estrela-Camões

«A Morte do Maximbombo». Era este o título da Ilustração Portuguesa revista semanal editada pelo jornal O Século em 14 de Julho de 1913 — que pode ser lida na íntegra aqui — e continuava: «Morreu o Maximbombo da Estrela! Há mais tempo ele se tivesse  sumido, o monstrengo, para dar logar a coisa mais moderna, mais decente. Aquilo era mesmo um monstrengo: pesado, incomodo, infecto e amaldiçoado como um assassino.»

Elevador Estrela-Camões  [1913]
Calçada do Combro; Igreja de Santa Catarina
Joshua Benoliel, in Lisboa de Antigamente

O engenheiro Mesnier du Ponsard ganhou a concessão do troço do Camões – Estrela – Rua de São João dos Bem-Casados [actual Rua Silva Carvalho] em 1882, mas acabou por passá-la para a Companhia dos Elevadores. Em 14 de Agosto de 1890 entrou em funcionamento a linha do Camões à Estrela, a cargo da Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa, a mesma mas com novo nome desde 23 de Outubro de 1884.
Era um sistema de transporte público de passageiros em carros fraccionados por cabo sem-fim subterrâneo, rodando sobre carris-ranhura encastrados na via pública.

Elevador Estrela-Camões  [1913]
Rua dos Poiais de S. Bento junto à Travessa do Oleiro
Joshua Benoliel, in Lisboa de Antigamente
Elevador Estrela-Camões [ant. 1913]
Calçada do Estrela
Elevador da Estrela com reboque, passando pela A.R.
Joshua Benoliel, in Lisboa de Antigamente

Este elevador fora projectado com um troço mais longo, mas nunca foi completado, tendo funcionado somente entre o Camões e a Estrela até 1913. O arrastado machimbombo — como era  popularmente apodado — que aqui e lá, para mudar de direcção, rodava sobre placas giratórias, A Carris tomou conta daquilo tudo e instalou o eléctrico, tal como absorveu os elevadores da Bica, da Glória, do Lavra e Santa Justa, fazendo uma  desaparecer o da Biblioteca, que subia de S. Julião, poupando as canseiras da Calçada de S. Francisco, uma vez que o eléctrico passava por lá.
Os seus carros foram vendidos para barracas de banhos, para barracas de feiras e para casas de guarda no campo.

Elevador Estrela-Camões [1913]
Praça de Luís de Camões
O Ascensor da Estrela dando a volta na raquette da Praça Luís de Camões.
Joshua Benoliel, in Ilustração Portuguesa
Elevador Estrela-Camões [1913]
Praça da Estrela
Voltado à força de braços para mudar de linha.
Joshua Benoliel, in Ilustração Portuguesa

1 comment:

  1. Em San Francisco, ainda se utiliza este método para os eléctricos mudarem de linha.

    ReplyDelete

Web Analytics