O “Ascensor da Bica”, também conhecido por “Elevador da Bica” — fazendo a ligação entre a Rua de S. Paulo e o Largo do Calhariz (Calçada da Bica Pequena; Largo de Santo Antoninho; Rua de São Paulo) — é um dos elementos mais pitorescos da cidade de Lisboa, atravessando o popular Bairro da Bica. Construído pela Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa, sob projecto do Eng.º Mesnier du Ponsard, foi inaugurado em 1892.
Ascensor da Bica [1933] Os novos elevadores. A Rua (Calçada) da constitui o eixo central do bairro da Bica, cujo topónimo procede de uma área abundante em água distribuída por fontes e chafarizes. Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente |
Trata-se de um equipamento de transporte urbano constituído por 2 carros, ligados por um cabo subterrâneo, que sobem e descem alternada e simultaneamente ao longo de duas vias paralelas de carris de ferro. Movido inicialmente a água e pelo sistema de tramway-cab, passou da locomoção por contrapeso de água à locomoção a vapor, em 1896, conhecendo a sua total electrificação, somente, em 1914. O Ascensor da Bica e o seu meio urbano envolvente estão classificados como Monumento Nacional.
Ascensor da Bica [1909] O velho ascensor junto ao Largo do Calhariz. Joshua Benoliel, in Illustração Portugueza |
No 10 de Junho de 1882, na sala das sessões da Câmara Municipal de Lisboa, o presidente José Gregório da Rosa Araújo, leu um ofício do engenheiro-chefe da repartição técnica, Frederico Ressano Garcia, em que se indicavam as condições a impor para se conceder, a Raul Mesnier de Ponsard, engenheiro distinto, «licença para o estabelecimento e exploração de diversos planos inclinados no interior da cidade». A vereação concordou e resolveu lavrar o termo da concessão.
Ascensor da Bica [c. 1923] Calçada da Bica Pequena; Largo de Santo Antoninho Fotografia anónima, in Lisboa de Antigamente |
Na Bica, o assentamento da linha começou em dia de finados deste mesmo ano [1890]. Durante meses houve dificuldades e atritos com a Câmara; umas pela estreiteza e diferentes declives da rua e os outros pela construção do colector de esgotos, atrasaram muito os trabalhos; em fins de Maio, um director, em telegrama a Mesnier, dizia : «Estou em braza»; não admira: era Verão ...
Finalmente, a vistoria foi requerida em Março de 1892; e a inauguração fez-se numa terça-feira, véspera de São Pedro. Cada viagem custava : 1 vintém para cima e 10 réis para baixo. Os bancos dos carros eram colocados «em plateia» e pensava-se instalar um restaurante à entrada pela Rua de S. Paulo.
Ascensor da Bica [1945] Calçada da Bica Pequena; Largo de Santo Antoninho (Escadinhas) Fernando Martinez Pozal, in Lisboa de Antigamente |
Depois de, em 1916, se ter dado um grave acidente na Bica, vindo um carro pela linha abaixo, em grande velocidade, romper o guarda-vento de S. Paulo e atravessar a rua, este elevador esteve anos sem funcionar. Em 1923, o senado municipal convida a empresa a pô-lo de novo em movimento. A direcção ainda tentou dissuadi-lo, alegando que durante muitos anos tinha conservado o elevador em circulação, apesar do prejuízo que sofria; mas a exploração dele era muito perigosa por ser a rua muito estreita e sempre cheia de crianças.
«De resto», acrescentava a Ascensores, «o elevador da Bica aproveita a tão diminuto número de passageiros que é preferível melhorar as condições de viação de outras linhas». Falta de previsão: a «Bica», em 1952, transportou nada menos que 1 milhão e 597 mil passageiros. [1]
Ascensor da Bica [1963] Rua de S. Paulo Augusto de Jesus Fernandes, in Lisboa de Antigamente |
[1] Olisipo: boletim do grupo «Amigos de Lisboa", 1954.
Deve haver um lapso no ano desta foto Ascensor, rua de S.Paulo. Pela matricula do automóvel em primeiro plano é do anos 60
ReplyDeleteHá um lapso na data e, também,, no autor da foto. Obrigado pela chamada de atenção. Corrigi ambos.
DeleteԌreat post. І was checking continuously tһis bloog and I am impressed!
ReplyDeleteExtremely hrlpful info specially tһe last part :) I care fоr such information mսch.
I was lߋoking foor tһis certainn informatin fߋr а very long time.
Thank you ɑnd gⲟod luck.
Hello there! Would you mind if I share your blog with myy myspace group?
ReplyDeleteThere's a lot of people thyat I think would really appreciate your content.
Please let me know. Thank you
Pretty! This was an extremely wonderful post. Thanks for supplying these
ReplyDeletedetails.
I thimk everything published made a ton of sense.
ReplyDeleteHowever, what about this? suppose you were to create a awesome post title?
I ain't saying your information is not good, but what if you
added a headline that grabbved people's attention? I mean "Ascensor da Bica"
is a littl vanilla. You should look at Yahoo's front page and npte how they create post
headlines to grab viewers interested. You might add a related video
or a pic or two to get readerss interested about everything've written. In my opinion, it might make your blog a little livelier.
Wow, fantastic blog layout! How long have you been blogging
ReplyDeletefor? you make blogging look easy. The overall look of your web site is great, let alone the content!
What's up to every one, for the reason that I aam in fact keen of readiong this website's post to be updated on a regular
ReplyDeletebasis. It includes good information.
I am sure this article has tiuched all the internet users,
ReplyDeleteits really really nice piece of writing on building up new webpage.
I'm truly enjoying the design and layout oof your site.
ReplyDeleteIt'sa verdy easy on the eyes which makes it much more enjoyable for me to come here and visit more often. Did you hire out a
developer to create your theme? Fantastic work!
What's Taking place i'm neew to this, I stumbled upon this
ReplyDeleteI have discovered It absolutely useful and it has helped
me out loads. I'm hoping to contribute & assist differewnt
users like its helped me. Great job.
Hurrah, that's what I was searching for, what a data!
ReplyDeletepresent here at his webb site, thanks admin off this
web site.
I'd like to tnank youu for the efforts you've put in writing this blog.
ReplyDeleteI'm hoping to view the same high-grade blog posts from you iin the future as well.
In fact, your creative writring abilities has inspired me to get my own, personal site now ;)
wish I lived here in the times of no tourism and take photos like this!
ReplyDelete