Pois desçamos, Dilecto, a Calçada do Combro, que foi «do Congro» no século XVII, «do Congo», em alguns documentos, e devia ser, afinal, pela lógica toponímica, do «Cômoro», isto é, do alto.
(ARAÚJO, Norberto de, «Peregrinações em Lisboa», vol. V, p. 29, 1935)
Igreja de Santa Catarina e Convento dos Paulistas [1945] Calçada do Combro Alvarez, J. C., in Lisboa de Antigamente |
Foi em 1646 que os eremitas de São Paulo da Serra de Ossa do Redondo instalaram uma pequena comunidade em Lisboa, na Calçada do Combro. No ano seguinte, fundavam o Convento do Santíssimo Sacramento, e em 1654 iniciaram a obra da igreja; a obra, no entanto, iria arrastar-se pelas décadas seguintes, e a sagração do templo aconteceu apenas em 1680. A obra seria terminada já nos primeiros anos do século XVIII, uma vez que em 1707 se construíram novas celas na ala do dormitório.
Convento dos Paulistas - Vista de norte: corpo da capela-mor da Igreja de Santa Catarina, (traseiras), corpo da livraria e da ala conventual [c. 1940] Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente |
O Convento dos Paulistas é uma austera construção tardo-maneirista de planta em L, junto à qual se ergue a Igreja de Santa Catarina. As fachadas são ritmadas por janelas idênticas, de verga recta, dispostas a espaços regulares, com janela de sacada em pedra encimada por frontão curvo no corpo principal.
Convento dos Paulistas, traseiras [c. 1900] Em primeiro plano, os terrenos onde foi construído o Liceu Passos Manuel. José Artur Bárcia, in Lisboa de Antigamente |
Conserva-se parte do claustro quadrangular com arcada de arcos redondos, um monumental corredor de acesso à zona das celas, o átrio de acesso à igreja vizinha, o espaço da antiga portaria, decorado por azulejos do 1º quartel do século XVIII que se atribuem a António de Oliveira Bernardes e ao mestre P.M.P., uma escadaria de mármore, a magnífica sacristia poligonal com estuques atribuíveis a João Grossi e dois lavabos. Destaca-se ainda o espaço da Biblioteca do Exército, que ocupa a antiga livraria conventual, considerada uma réplica, em escala mais reduzida, da Biblioteca de Mafra. Classificada como Monumento Nacional.
Igreja de Santa Catarina, órgão [s.d.] Mário Novais, in Lisboa de Antigamente |
Fascinating blog! Ӏs youг theme custom mɑde
ReplyDeleteor did you download іt from ѕomewhere?
A theme like youгs ᴡith a few siomple adjustements ѡould relly mɑke mү
blog sttand out. Рlease let mе knoᴡ wherе you got
ʏοur theme. Тhanks