Thursday, 28 July 2016

Igreja de Santa Catarina, Convento dos Paulistas

Pois desçamos, Dilecto, a Calçada do Combro, que foi «do Congro» no século XVII, «do Congo», em alguns documentos, e devia ser, afinal, pela lógica toponímica, do «Cômoro», isto é, do alto.
(ARAÚJO, Norberto de, «Peregrinações em Lisboa», vol. V, p. 29, 1935)


Igreja de Santa Catarina e Convento dos Paulistas [1945]
Calçada do Combro
Alvarez, J. C., in Lisboa de Antigamente

Foi em 1646 que os eremitas de São Paulo da Serra de Ossa do Redondo instalaram uma pequena comunidade em Lisboa, na Calçada do Combro. No ano seguinte, fundavam o Convento do Santíssimo Sacramento, e em 1654 iniciaram a obra da igreja; a obra, no entanto, iria arrastar-se pelas décadas seguintes, e a sagração do templo aconteceu apenas em 1680. A obra seria terminada já nos primeiros anos do século XVIII, uma vez que em 1707 se construíram novas celas na ala do dormitório.

Convento dos Paulistas - Vista de norte: corpo da capela-mor da Igreja de Santa Catarina, (traseiras), corpo da livraria e da ala conventual  [c. 1940]
Eduardo Portugal, 
in Lisboa de Antigamente

O Convento dos Paulistas é uma austera construção tardo-maneirista de planta em L, junto à qual se ergue a Igreja de Santa Catarina. As fachadas são ritmadas por janelas idênticas, de verga recta, dispostas a espaços regulares, com janela de sacada em pedra encimada por frontão curvo no corpo principal.

Convento dos Paulistas, traseiras [c. 1900]
Em primeiro plano, os terrenos onde foi construído o Liceu Passos Manuel.
José Artur Bárcia, 
in Lisboa de Antigamente
 
Conserva-se parte do claustro quadrangular com arcada de arcos redondos, um monumental corredor de acesso à zona das celas, o átrio de acesso à igreja vizinha, o espaço da antiga portaria, decorado por azulejos do 1º quartel do século XVIII que se atribuem a António de Oliveira Bernardes e ao mestre P.M.P., uma escadaria de mármore, a magnífica sacristia poligonal com estuques atribuíveis a João Grossi e dois lavabos. Destaca-se ainda o espaço da Biblioteca do Exército, que ocupa a antiga livraria conventual, considerada uma réplica, em escala mais reduzida, da Biblioteca de Mafra. Classificada como Monumento Nacional.

Igreja de Santa Catarina, órgão [s.d.]
Mário Novais, 
in Lisboa de Antigamente

1 comment:

  1. Fascinating blog! Ӏs youг theme custom mɑde
    or did you download іt from ѕomewhere?

    A theme like youгs ᴡith a few siomple adjustements ѡould relly mɑke mү
    blog sttand out. Рlease let mе knoᴡ wherе you got
    ʏοur theme. Тhanks

    ReplyDelete

Web Analytics