Wednesday 12 August 2015

Edifício do Diário de Noticias

O Diário de Noticias, lançado à apreciação dos leitores, pelo cconceituado Eduardo Coelho, em 1864,  acolheu-se a uma casa da Rua dos Calafates, nomenclatura que a autoridade concelhia também resolveu mudar, em homenagem a esse jornal, que já completou o primeiro centenário. O já velho periódico deixou o apaixonante ambiente do Bairro Alto, transferindo-se para a Avenida da Liberdade, 266, para uma sede mais espaçosa, onde continua a desenvolver a projecção alcançada.
 
O Prémio Valmor de 1940, coube ao edifício do Diário de Noticias, sito na Avenida da Liberdade, 266, um projeto do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro para a Empresa Nacional de Publicidade. Edifício enquadrado na estética modernista, concebido para alojar a administração, a redação, um hall para o público e também as instalações industriais do jornal, destacam-se na fachada para a avenida elementos características da linguagem moderna como a iluminação fluorescente (no lettering) e no uso de elementos gráficos no edifício.

Edifício do Diário de Noticias [post. 1940]
Avenida da Liberdade, 266
Mário Novais, in AML


De notar o tratamento da fachada, que contém uma torre facetada encimada por um farol (que se acende à noite) e também o corpo correspondente ao grande hall para o público, no qual se encontram três murais de Almada Negreiros, rasgado pelas grandes montras.

Edifício do Diário de Noticias [post. 1940]
Avenida da Liberdade, 266
Fernando Martinez Pozal, in AML

N. B. Tomaz Quintino e Eduardo Coelho resolveram, por proposta amadurecida do segundo, fundar um jornal, e que se publicaria na própria Tipografia Universal: o «Diário de Notícias». Apareceu o número de apresentação em 29 de Dezembro de 1864, e o primeiro número formal em 1 de Janeiro de 1865. A escritura da sociedade foi firmada em 20 de Abril desse ano.

1 comment:

  1. Conta-se na família que a fachada com o "farol" fora desenhada lembrando a lombada de um livro ou caderno de argolas. Só Porfírio o saberá.

    ReplyDelete

Web Analytics