Thursday 6 August 2015

Avenida da República, 77: Casa Mário de Artagão

Palacete de Mário de Artagão, na antiga Avenida Ressano Garcia, construído em 1906, da autoria do arqº Manuel Norte Júnior, demolido na década de 1950 para construção do edifício de habitação que se vê na última imagem.

A casa do sr. Mário de Artagão, é no seu género um interessante e inspirado trecho arquitectural —  escrevia Rosendo Carvalheira; o seu exterior agradável, ligeiro e gracioso, coaduna-se bem ao seu destino: a morada de um intelectual e um poeta de valor.
O sr. Mário de Artagão, escritor e poeta, natural desse prospero e admirável continente onde canta o sabiá [ave comum na América do Sul], não pode nem deve deixar de ser comparticipe do sucesso artístico da sua deliciosa vivenda.
O proprietário inteligente que coopera com o arquitecto apoiando-o nos seus voos artísticos, presta indubitavelmente um valioso serviço que não pode nem deve ser esquecido.

Avenida da República, 77A 77B: Casa Mário de Artagão [post. 1906]
Esquina com a Avenida de Berna, 2
Paulo Guedes, in Lisboa de Antigamente

Se a moradia pelo seu aspecto externo, deve como sentenceia o aforismo critico, traduzir a vida, a psicologia de quem a habita, o exemplar a que me refiro satisfaz por completo.
De todas as fachadas da habitação a mais harmónica equilibrada é a que defronta [vd. 2ª imagem] com a Avenida Ressano Garcia [desde 1910, da República]; a disparidade de motivos de decoração, desaparece perante o arranjo feliz e ponderado de todos eles na composição.
A coordenação das fachadas entre si, também manifestam qualidades de savoir faire pouco vulgares, resolvendo o problema laborioso dos espaços angulares, sempre exigente em cuidados, por forma a harmoniza-lo com o restante do edifício.
O sr. Norte Júnior, nos seus projectos, dá larga representação á pintura e escultura decorativas; tem tido a felicidade de encontrar nos proprietários a boa orientação de lhe aceitarem essa boa norma profissional, e no presente caso, essa circunstancia concorreu muito para o belo aspecto da edificação.
[in Architectura Portugueza. N.º2., p.5-7, Fev.1908]

Avenida da República, 77A 77B: Casa Mário de Artagão [post. 1906]
Esquina com a Avenida de Berna, 2
Paulo Guedes, in Lisboa de Antigamente

N.B. Ressano Garcia que enquanto engenheiro da C.M.L. foi responsável pela expansão de Lisboa para norte, a partir do eixo da Avenida da Liberdade com o projecto das Avenidas Novas integrou a toponímia de Lisboa ainda em vida, no ano de 1897, na artéria que hoje conhecemos como Avenida da República e, depois, no ano de 1929 regressou para uma Avenida no Bairro Azul.

Avenida da República, 77-A 77-B [1970] 
Esquina com a Avenida de Berna, 2
Fotógrafo não identificado, 
in Lisboa de Antigamente

1 comment:

  1. Remarkable issues here. I'm very glad to see your article.
    Thanks a lot and I'm having a look forward to touch you.
    Will you please drop me a e-mail?

    ReplyDelete

Web Analytics