Thursday 29 October 2015

Paraíso de Lisboa

Inaugurado a 12 de Julho de 1907 — na cerca do Palácio Folgosa, à Rua da Palma, o famoso «Paraíso de Lisboa», era um parque de diversões, ornado de pequenas muralhas, situado na Rua da Palma paredes meias com o «Real Colyseu de Lisboa». 
 
É provável que o recinto, dirigido por Augusto Pina e por Mimon Anahory, que tinha sido responsável pelo parque de diversões que nos meses de Verão se instalava no Jardim de S. Pedro de Alcântara, correspondesse, segundo os dados de que dispomos, ao modo como a cidade tradicionalmente vivia os seus divertimentos. A quase espontaneidade formal dos seus dois «teatrinhos», onde se ofereciam espectáculos variados e animatógrafo, as barracas de jogos e os cafés que se levantavam ao ar livre tornam possível imaginarmos o ambiente e o uso efectivo que se dava às suas estruturas. Aliás, a simples nota registada na altura de que o espaço fazia lembrar a antiga Esplanada d.os Recreios Whittoyne, aos Restauradores, demolida em 1866.

Paraíso de Lisboa [ant. 1910]
 Rua da Palma, 273
Entrada 100 réis, lê-se no muro ameado.
Alberto Carlos Lima, in Lisboa de Antigamente
Paraíso de Lisboa [1912]
 Rua da Palma, 273
Note-se o novo edifício do animatógrafo inaugurado em 1910.
Homenagem aos mortos da República. O Estado Maior da Armada e forças da Marinha passando na rua da Palma a caminho do cemitério do Alto de São João.
Joshua Benoliel, in Lisboa de Antigamente

O recinto incluía um teatro, ringue de patinagem, carrossel, labirinto de espelhos, barracas de tiro, tômbolas,  de comidas e bebidas — divertimentos fáceis, ao ar livre — ligeiros, género Folies Bergères, jogos, cafés, etc..

Paraíso de Lisboa, recinto de diversões [ant. 1910]
Rua da Palma, 273
Alberto Carlos Lima, in Lisboa de Antigamente

Possuía um palco arte-nova instalado sobre um pequeno lago, e plateia ao ar livre. Não teve vida desafogada, acabando por encerrar no fim da década de 1910 sucumbindo à urbanização do lado poente da Rua da Palma.
 
Paraíso de Lisboa, palco de um dos «teatrinhos» [ant. 1920]
Rua da Palma, 273
Alberto Carlos Lima, in Lisboa de Antigamente
 
Bibliografia
ACCIAIUOLI, Margarida, Os Cinemas de Lisboa, 2012

1 comment:

  1. Ainda assisti a Teatro com o Viana, não me recordo do nome do Teatro.

    ReplyDelete

Web Analytics