Saturday 10 October 2015

Igreja do Socorro

Mas vejamos a Igreja do Socorro — convida Norberto de Araújo.
A freguesia do Socorro, desmembrada da de Santa Justa, em 1596, pelo arcebispo D. Miguel de Castro, estabeleceu primeiramente a sua sede na Ermida de S. Sebastião dos artilheiros, à Mouraria (Ermida de Nª Sª da Saúde). A igreja só se ergueu neste sítio,  em 1646, vindo para ela a imagem de Nª Sª do Socorro, a «Velha» que era a do orago da paróquia. O Terramoto quási inteiramente destruiu o templo, levantando-se, mais tarde, o actual, só concluído em 1816. 
(ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. IV, p. 16, 1938)

Igreja do Socorro, Rua da Palma [1949]
Estaleiro de demolição da Igreja do Socorro

Eduardo Portugal, 
in Lisboa de Antigamente

A igreja do Socorro ficava na Rua da Palma, perto do inicio da Rua de São Lázaro. Foi demolida em 1949, na consequência do plano de demolições da Mouraria.







Igreja do Socorro [1944]
Rua da Palma
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente








Mouraria — recorda Calderon Dinis na sua Lisboa do meu tempo — , o velho bairro popular da Baixa lisboeta, embora albergasse uma população particularmente característica onde abundavam os fadistas e as prostitutas, detinha os aspectos curiosos da velha Lisboa, tão do agrado dos turistas. Ali se situou a célebre peça de Júlio Dantas — a Severa e os seus amores com o Vimioso, na Rua do Capelão.
A Rua da Palma foi passada à rasoura e lá se foi o Teatro Apolo e a antiga Igreja do Socorro, todos envolvidos pelo camartelo municipal. ==
(DINIS, Calderon , Tipos e Factos da Lisboa do meu tempo (1900-1974), p. 174, 1986)

Igreja do Socorro, Rua da Palma [1923]
Altar de N.ª S.ª dos Passos
Eduardo Portugal, 
in Lisboa de Antigamente

1 comment:

  1. Qual o fundamento racional para esta demolição? Nenhum!!!

    ReplyDelete

Web Analytics