Sunday 26 July 2015

Rua dos Cegos, 20-22

«Havia na fachada desta casa, há anos — e vê-se em estampas antigas — um altarzinho com o seu lampião, cousa de aguarela e de museu de humildades religiosas; o "procurador do senhorio" vendeu-o.»  (Norberto de Araújo, in Peregrinações em Lisboa, vol. II, p. 74, 1938)
Casa quinhentista da Rua dos Cegos, 20-22 [s.d.]
Calçada do Menino Deus
Ferreira da Cunha, in Lisboa de Antigamente

Numa casa de ressalto quinhentista, rara na Lisboa pós terramoto, encontra-se aplicado a cópia de um registo de azulejos seiscentista, realizada por volta de 1930. Trata-se de uma peça policroma, sobre fundo branco, tendo representada uma custódia (alusão à Eucaristia), ladeada por dois anjos. O exemplar original pode ter constituído o elemento central de um frontal de altar reaproveitado, sendo paradigmático a passagem da peça, do espaço sagrado para o espaço profano. Os painéis daquela centúria são geralmente pintados por artesãos sem escola, tendo os desenhos contornos a manganês.[...] in museudacidade

O registo de azulejos retrata a apresentação do Santíssimo por dois querubins. O pequeno elemento em ferro destinava-se à suspensão da candeia para iluminar o Santíssimo.

Casa quinhentista da Rua dos Cegos, 20-22 [c. 1900]
Calçada do Menino Deus
José Artur Leitão Bárcia, in Lisboa de Antigamente

4 comments:

  1. I like the helpful information you supply in your articles.
    I'll bookmark your blog and take a look at once more right here regularly.

    I'm quite sure I will be informed many new stuff right right here!
    Best of luck for the next!

    ReplyDelete
  2. Parece que afinal essa casa é muito posterior, feita à imagem de casas antigas, segundo informação dada pelos técnicos da CML. De qualquer forma, as fotos não poderão ser de 1900, já que lá estão os azulejos de 1930.
    Queria apenas acrescentar estes detalhes, mas aproveito para dizer que sou um ávido leitor deste blog e com ele tenho aprendido muito!

    ReplyDelete
    Replies
    1. A data avançada pelo texto "1930" poderá não estar correcta já a 2ª imagem é muito anterior. De qualquer modo o texto está em revisão.

      Delete

Web Analytics