Wednesday 22 July 2015

Casa do Ferreira das Tabuletas

Mandada edificar, em 1864, nos terrenos do extinto Convento da Santíssima Trindade, por Manuel Moreira Garcia, capitalista galego de fortes convicções maçónicas, a Casa do Ferreira das Tabuletas é um edifício, de feição pombalina, com a fachada dividida em três panos e quatro registos, que apresenta um revestimento azulejar da autoria do pintor e azulejador Luís António Ferreira (Fáb. Viúva Lamego), mais conhecido por Ferreira das Tabuletas, daí o nome da da casa. A composição azulejar preenche o espaço dos três pisos superiores por completo, integrando-se perfeitamente na estrutura arquitectónica como um esquema cenográfico, criando efeitos de profundidade e riqueza cromática. 

Casa do Ferreira das Tabuletas [194-]
Rua da Trindade, 28-34
Em 1834 na sequência da extinção das ordens religiosas, os terrenos e o que restava do convento da Santíssima Trindade, foram divididos pelo governo e vendidos a capitalistas. Manuel Moreira Garcia, capitalista de origem galega e de fortes convicções maçónicas, compra e constrói no local o Palácio da Trindade, a Cervejaria Trindade e esta Casa do "Ferreira das Tabuletas". 
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

Sendo um dos mais originais programas decorativos exteriores da arquitectura lisboeta, congrega símbolos maçónicos, ligados aos ideais do proprietário, como o Olho da Providência, com diversas alegorias. Neste caso revela a sua originalidade por integrar falsos elementos arquitectónicos, como os nichos com figuras humanas de gosto clássico, representando a Terra, a Água, a Indústria, o Comércio, a Agricultura e a Ciência, assim como por imitar a pintura em «tromp l'oeil». 
Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público.

Casa do Ferreira das Tabuletas [1949]
Rua da Trindade, 28-34
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics