Tuesday, 1 September 2015

Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo

Em 1938 iniciou-se a construção do Aeroporto da Portela e do Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo, à beira do rio Tejo, onde hoje é a doca dos Olivais no Parque das Nações.  (Imagens c. 1940. Clique para ampliar)


                                 

                                       Aerogare e pontão de acesso com 30 metros




O Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo foi planeado e desenvolvido pela Pan American, para servir de base à sua operação transatlântica com hidroaviões, que durou até 1945. A ligar os dois aeroportos, foi estabelecida a via rápida chamada Avenida Entre-os-Aeroportos (actualmente Av. de Berlim). Os voos transatlânticos em hidroavião vindos da América amaravam no rio Tejo e os passageiros desembarcados em Cabo Ruivo, eram levados de carro até à Portela para apanhar voos para a Europa.

Hidroavião Clippers-Boeing 314 da "Pan American World Airways"

Os voos transatlânticos em hidroavião vindos da América amaravam no rio Tejo e os passageiros desembarcados em Cabo Ruivo, eram levados de carro até à Portela para apanhar voos para a Europa. O Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo foi desactivado nos finais dos anos 50 do século XX.

Cais de desembarque.Hidroavião Clippers-Boeing 314 da "Pan American World Airways"


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