Saturday 18 July 2015

Eirados das Pedras Negras

Consta que haveria na Babilónia uns magníficos jardins suspensos, uma das sete maravilhas do mundo antigo, mandados construir pelo rei Nabucodonosor como oferta a Amitis, sua esposa e rainha. Pois bem, parece que por cá também os havia, ou talvez um arremedo disso, não tão grandiosos e luxuriantes, mas com a óbvia vantagem de — ao invés dos da Babilónia — se saber exactamente onde se localizavam, sito na Rua das Pedras Negras. Eis como o mestre olisipógrafo Norberto de Araújo os descreve nas suas Peregrinações em Lisboa:
«No quarteirão nascente desta Rua das Pedras Negras encontras na tua frente as traseiras de cinco prédios, interessantissimos pelos seus altos eirados, prolongamento de jardins interiores [...] oferecem [...] um alegre aspecto decorativo, como nenhuns outros em Lisboa[...]

Rua das Pedras Negras [c. 1950]
Eduardo Portugal, in A.M.L.

A quinta face posterior que estamos observando [1ª foto] é a que apoia o eirado mais curioso de quantos estamos a tratar. No alto corre um varandim com quatro janelas, e logo sob os apoios notas três frestas quadradas gradeadas, e logo mais três assimétricas; em baixo ainda vês uma fresta no ângulo do cunhal e a porta praticável ao centro. Corresponde este gracioso documento ao prédio nº 37 e 39 [...]; no pavimento que se prolonga do rés-do-chão há um pequeno jardim, com um lago.»
(in Norberto de Araújo, Peregrinações em Lisboa, vol. II, pp. 22-23, 1938)

           

 
 
 
Rua das Pedras Negras [1901]
Machado & Souza, in A.M.L.
(clicar para ampliar)







1 comment:

  1. Muito obrigada por estas imagens gostei muito de ver

    ReplyDelete

Web Analytics