O edifício localizado no número 93A-E, situado na esquina com a Av. António Serpa, é uma interessante obra residencial da autoria do arq.º Edmundo Tavares que data, provavelmente, dos anos 20 do século XX, em bem lançado estilo ecléctico, com planta quadrada, alçado de seis pisos e torre destacada no eixo central, com cúpula facetada octógona. O prédio foi devoluto em 1992 e, de seguida, sujeito a demolição apesar de estar abrangido por protecção. No piso térreo situava-se a Pastelaria «Ideal das Avenidas» [vd 2ª imagem].
Nota(s): Hoje em dia quem por lá passe o que vê é mais um reluzente cubo mágico, ostentando pomposamente, lá bem no topo, o título «Hotel Europa Plaza». «Olissipo Delenda Est» talvez fosse o mais apropriado.
Avenida da República, 93A-E (e 97) |1945-11-18| Entre inundações e demolições no piso térreo nota-se a Pastelaria «Ideal das Avenidas». O edifício residencial com o nº 97-97C, obra do construtor Bernardino Lopes, de 1922, ainda se mantém de pé — milagrosamente. Ao fundo vê-se o antigo viaduto ferroviário de Entrecampos. Judah Benoliel, in Lisboa de Antigamente |
Destruíram quase todos os palacetes de Lisboa
ReplyDelete