Saturday, 12 December 2015

Palácio dos Condes de Carnide, Largo do Jogo da Bola

O Palácio dos Condes de Carnide, foi construído cerca 1763 pelo cónego José António da Cruz. Em 1805 nasce na propriedade José Street de Arriaga Brum da Silveira (1805-1885), 1º visconde de Carnide; Reconstruido no séc. XX na sequência de um grande incêndio, responsável pela quase total destruição do interior do imóvel. 
No jardim, que se desenvolve contiguamente ao alçado posterior da casa, observam-se painéis de azulejos setecentistas monócromos.

Palácio dos Condes de Carnide,  fachada principal, vendo-se o portal nobre sob o alpendr e[c. 1952] 
Largo do Jogo da Bola
Salvador de Almeida Fernandes, in AML

O topónimo "Jogo da Bola" faz referência, muito provavelmente, às actividades de lazer próprias de nobres e de burgueses, nos séculos XVIII a XIX. O largo está situado junto ao Palácio dos Condes de Carnide e o terreno foi até ao século XIX pertencente à Quinta. Como indica Adélia Maria Caldas Carreira na sua comunicação nas 4ªs Jornadas de Toponímia de Lisboa: É provável que esse terreno, enquanto ainda parte integrante da Quinta, constituísse o local escolhido para as práticas desportivas dos proprietários e respectivos convidados, especialmente para o jogo da bola ou da péla.” Este jogo era bastante apreciado pela nobreza e burguesia até início do século XIX e realizava-se em terrenos amplos ao ar livre, com uma bola (de cortiça, forrada a flanela) que era batida com a mão nua. Mais tarde apareceram as luvas e raquetes especiais. A hipótese apresentada seria então que a designação se associasse ao antigo jogo da péla ou da bola praticado pela elite local até ao século XIX e não à prática de futebol, também vulgarmente chamado de “jogo da bola”. (cm-lisboa.pt; monumentos.pt)

Átrio do Palácio dos Condes de Carnide, com a gradaria que abre para os jardins [c. 1952] 
Largo do Jogo da Bola
Salvador de Almeida Fernandes, in AML

No comments:

Post a Comment

Web Analytics