Friday 11 December 2015

Praça de Londres, antes e depois do ajardinamento

Esta Praça, situada entre as Avenidas do México e de Roma — confluência da Avenida Manuel da Maia, Avenida de Roma, Avenida Guerra Junqueiro e a Avenida de Paris — era, até 1948, vulgarmente conhecida por Praça do México.

Praça de Londres [c. 1952] 
 Antes do ajardinamento
António Passaporte, in Lisboa de Antigamente

Refira-se que na mesma freguesia foram atribuídos, por edital da CML de 1948, mais nomes de cidades europeias ou brasileiras e de personalidades estrangeiras, procurando a edilidade lisboeta da década de quarenta vincar na cidade um certo cosmopolitismo. Assim, as escolhas foram a Avenida de Madrid, a Avenida de Paris, a Avenida Rio de Janeiro, bem como para homenagens a escritores — a Rua Cervantes, a Rua Vítor Hugo, a Praça Afrânio Peixoto, a Praça João do Rio — e a cientistas — a Praça Pasteur, a Rua Edison, a Avenida Marconi para além da Avenida João XXI (o único Papa português). (cm-lisboa-pt)

Praça de Londres [c. 1953] 
 Depois do ajardinamento
António Passaporte, in Lisboa de Antigamente

4 comments:

  1. Como ae chamava a loja de móveis que antecedeu a dependência do Banco Espírito Santo na esquina da Praça de Londres com a Avenida de Roma?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Era o café Londres.
      A loja de móveis era no princípio da Av. Paris do lado direito quando se vai para a Almirante Reis

      Delete
    2. O dono dessa loja de móveis no princípio da avenida Paris foi quem abriu o snack bolide onde se jogava bowling e onde está hoje uma loja de chineses

      Delete
  2. Sinceramente não me recordo, apesar de nessa altura frequentar a Escola Nuno Gonçalves inaugurada nesse ano na Avenida general roçadas.

    ReplyDelete

Web Analytics