Esta Praça, situada entre as Avenidas do México e de Roma — confluência da Avenida Manuel da Maia, Avenida de Roma, Avenida Guerra Junqueiro e a Avenida de Paris — era, até 1948, vulgarmente conhecida por Praça do México.
![]() |
Praça de Londres [c. 1952]
Antes do ajardinamento
António Passaporte, in Lisboa de Antigamente |
Refira-se que na mesma freguesia foram atribuídos, por edital da CML de 1948, mais nomes de cidades europeias ou brasileiras e de personalidades estrangeiras, procurando a edilidade lisboeta da década de quarenta vincar na cidade um certo cosmopolitismo. Assim, as escolhas foram a Avenida de Madrid, a Avenida de Paris, a Avenida Rio de Janeiro, bem como para homenagens a escritores — a Rua Cervantes, a Rua Vítor Hugo, a Praça Afrânio Peixoto, a Praça João do Rio — e a cientistas — a Praça Pasteur, a Rua Edison, a Avenida Marconi para além da Avenida João XXI (o único Papa português). (cm-lisboa-pt)
Como ae chamava a loja de móveis que antecedeu a dependência do Banco Espírito Santo na esquina da Praça de Londres com a Avenida de Roma?
ReplyDeleteEra o café Londres.
DeleteA loja de móveis era no princípio da Av. Paris do lado direito quando se vai para a Almirante Reis
O dono dessa loja de móveis no princípio da avenida Paris foi quem abriu o snack bolide onde se jogava bowling e onde está hoje uma loja de chineses
DeleteO Bólide foi aberto pelo gerente da dependência do Banco Espirito Santo da Praça de Londres.
DeleteSinceramente não me recordo, apesar de nessa altura frequentar a Escola Nuno Gonçalves inaugurada nesse ano na Avenida general roçadas.
ReplyDelete