Saturday 12 December 2015

Rua Cervantes

Pelo Edital de 29 de Julho de 1948, a CML atribuiu na mesma freguesia doze topónimos, todos ligados a personalidades de cariz internacional ou a cidades europeias e brasileiras com o objectivo de dar algum cosmopolitismo à cidade de Lisboa, e neste contexto a Rua D2 da Zona compreendida entre a Alameda Dom Afonso Henriques e a Linha Férrea de Cintura passou a designar-se Rua Cervantes. 

Rua Cervantes [1952]
Ao fundo a Av. de Madrid
Eduardo Portugal, in AML

Os restantes onze escolhidos foram os escritores V...ítor Hugo (em rua), Afrânio Peixoto e João do Rio (ambos brasileiros e ambos em Praça), os cientistas Pasteur, Edison e Marconi (respectivamente, em Praça, Rua e Avenida), bem como Avenidas para Madrid, Paris e Rio de Janeiro, uma praça para Londres, para além da Avenida João XXI que homenageia o único Papa português.
Miguel de Cervantes Saavedra (c. 1547-1616), escritor espanhol autor de «D. Quixote de la Mancha» que teve licença de impressão em 26-9-1604 e um êxito enorme com 9 edições em 1605: 2 em Madrid, 3 em Lisboa (sem o seu consentimento) e 2 em Valência.(cm-lisboa.pt)

Rua Cervantes [1953]
Perspectiva tirada da Av. João XXI; ao fundo a Av. de Madrid
Fernando Martinez Pozal, in AML

1 comment:

  1. Wow, this paragraph is pleasant, my younger sister is analyzing these things, thus I am going
    to let know her.

    ReplyDelete

Web Analytics