Tuesday, 10 November 2015

Miradouro do Jardim do Torel

O Jardim do Torel, originário de uma quinta do início do século XVIII, deve o seu nome ao desembargador Cunha Thorel, o mais rico proprietário da zona. Em janeiro de 1928 o terreno do palácio foi cedido à Câmara Municipal de Lisboa que aí construiu o jardim e o miradouro, do qual se observa uma deslumbrante vista da parte ocidental de Lisboa. 

Rua Júlio de Andrade, Miradouro do Jardim do Torel [c. 1940]
Amadeu Ferrari, in AML

O espaço envolvente a este jardim é rico em numerosos exemplares de moradias nobres dos séculos XVIII e XIX. Em 2008 o Jardim do Torel foi alvo de uma intervenção de requalificação e restauro. A obra incluiu a instalação de um novo sistema de iluminação pública, composto por iluminação de presença e decorativa, possibilitando que de outros locais da cidade, o Jardim do Torel seja mais um ponto de interesse panorâmico na noite de Lisboa. 

Rua Júlio de Andrade, Miradouro do Jardim do Torel [entre 1960 e 1969]
Artur Pastor, in AML

Deste miradouro desfruta-se de uma vista desafogada sobre o vale da Avenida da Liberdade e a colina de São Roque, onde se destaca o jardim de São Pedro de Alcântara, os sucessivos patamares da Calçada de Santana e de um modo geral a zona Ocidental da cidade.(in cm-lisboa.pt)

Rua Júlio de Andrade, Miradouro do Jardim do Torel [entre 1940e 1970]
Artur Pastor, in AML

No comments:

Post a Comment

Web Analytics