A obra escultórica em lioz (original), foi executada por Teixeira Lopes e inaugurada em 1903, no Largo Barão de Quintela. O original, alvo de constantes actos de vandalismo — os dedos da mulher eram repetidamente mutilados — , encontra-se desde 2001 no Museu da Cidade, ao Campo Grande, data em que, por iniciativa camarária, foi inaugurada a réplica no referido Largo. Escondida entre a Rua do Alecrim e a Rua das Flores, resguarda-se, no jardim, da tragédia que um dia o escritor contou, num convite à pausa a quem por ali passa.
Monumento a Eça de Queiroz [c. 1903] Largo do Barão de Quintela Chaves Cruz, in Lisboa de Antigamente |
Este monumento, evocativo da figura de Eça de Queiroz (1845-1900), um dos maiores expoentes literários do séc. XIX, representa o escritor levemente curvado sobre a figura admirável da Verdade. No tosco sopé da estátua encontra-se inscrita a famosa frase de «A Relíquia» [1887]: «Sobre a nudez forte da Verdade o manto diáphano da phantasia».
A figura alegórica da «Verdade», repleta de «simplicidade e simbolismo», é aqui representada pela «figura peregrina de braços abertos, tronco nu, cabeça patrícia - o corpo rijo e branco de uma mulher do povo que serviu de modelo - transpira uma humanidade voluptuosa, tal a da «Verdade», quando se entrega.» [ARAÚJO, 1939]
É, também, em diálogo que estas figuras se relacionam escultoricamente,
ambas sedutoras e seduzidas. Nelas, observa-se o seu total abandono, da Verdade ao seu Autor e este, claramente a ela subjugado, naquilo que
foi todo um exercício de escrita. Sobre o manto da fantasia descaem
todos os olhos, incluindo os dele que sobre ela, «Verdade», se detêm até
aos dias de hoje. ==
Hey there! I could have sworn I've been to this website before but after browsing
ReplyDeletethrough some of the post I realized it's new to me. Anyhow, I'm definitely glad I found it and I'll be
book-marking and checking back often!
Hello! This post couldn't be written any better! Reading through this post
ReplyDeletereminds me of my old room mate! He always kept talking about
this. I will forward this post to him. Fairly certain he will have a good read.
Thank you for sharing!
Foi uma beleza encontrar esse monumento ao bater pernas pelo Chiado. E as informações acima, muito úteis para melhor apreciar o monumento.
ReplyDelete