Sunday 6 December 2015

Bairro da Estrela

Agora, Dilecto, vamos lançar-nos, na jornada da Estrêla, um dos sítios de Lisboa mais ridentes, tocado ainda de um certo romantismo no seu Jardim — o Passeio da Estrêla. É um bairro de Lisboa que, a-pesar-da ressonância do seu nome, não vai além de uma grande Calçada, em rampa, com ruas novas irradiantes no seu traçado, Calçada que morre no grande Largo — praça que é das mais belas da cidade —, do qual ainda a designação «Estrêla» se prolonga em linha recta até Sant'Ana e num braço, que sai do Largo, até Campo de Ourique.

Praça da Estrela [1918]
Ardina e vendedor ambulante de leite junto ao Jardim da Estrela
Rey Colaço, in AML
Casamento na Basílica da Estrela [c. 1910]
Praça da Estrela
Joshua Benoliel, in AML

Passado o edifício magnífico do antigo Parlamento, e a fazer esquina na Rua da Imprensa (que vai entroncar na de Santo Amaro) ficava o palacete Sotto-Maior, o mais representativo dêste arruamento, cujo parque era, e é, a última reminiscência da Cêrca dos frades, em logradoiro que em 1860 pertencia a Faustino da Gama. Em 1937 o citado palacete recebeu grandes transformações na passagem ao Estado, sendo destinado residência dos presidentes do Conselho de Ministros e de suas famílias.
(ARAÚJO. Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. XI, pp. 43-44, 1939)

Calçada da Estrela com a Rua da Imprensa à Estrela [190-]
Antigo Palacio Sotto-Mayor (hoje Palacete de São Bento); vendedor ambulante de leite
Paulo Guedes, in AML

5 comments:

  1. Thanks for finally talking about >"Bairro da Estrela" <Liked it!

    ReplyDelete
  2. Parabéns pelo seu trabalho de divulgação da nossa História, assim nunca esqueceremos o quanto custou a nossos ancestrais.

    ReplyDelete

Web Analytics