Sunday 13 December 2015

Chafariz da Rua de o Século

Na rotunda em frente [ao Palácio Pombal]— de belo efeito, muito ao gosto de Pombal — se levantou o chafariz de utilidade pública, desenhado por Carlos Mardel, o arquitecto que construiu o belo chafariz da Esperança

Observa a graça do monumento, na sua simplicidade! Se não te soasse mal a frase, dir-te-ia, para fixares, que parece a ampliação de uma miniatura. [Araújo:1938]

 

Chafariz da Rua do Século [1907]
Rua de O Século, antiga Rua Formosa
Joshua Benoliel, in AML

Segundo projecto de Carlos Mardel, este chafariz Nº. 5 ficou concluído em 1762, assumindo um importante estatuto interventivo no urbanismo de Lisboa, na medida em que, na Rua Formosa (actual Rua do Século), Mardel desenhou uma praça circunscrita a uma planta semicircular para enquadrar o referido chafariz, que surge, centrado ao fundo, encostado a uma alta parede de jardim.
O seu abastecimento de água era feito através de uma derivação da galeria «do Loreto», na chamada Pia do Penalva, que se localizava sensivelmente na esquina da Praça do Príncipe Real com a Rua D. Pedro V. 

Chafariz da Rua do Século [séc. XIX]
Rua de O Século, antiga Rua Formosa
Fotógrafo não identificado, in AML

De concepção clássica e de grande sobriedade decorativa, assenta numa base de degraus de forma poliginal e caracteriza-se por possuir um espaldar de encosto, ostentando tabelas centrais, que forma um elegante pórtico da ordem dórica, composto pela articulação de pilastras simples com capitéis trabalhados linearmente,que sustentam um frontão aberto, encimado por uma concha, a qual equilibra toda a estrutura. Sobressaindo na monotonia cromática do calcário amarelado do chafariz e da praça, três carrancas de bronze alimentam um tanque de recepção de águas pouco profundo, arredondado e saliente. Este chafariz tinha também como função abastecer o Palácio Pombal que lhe fica fronteiro.
Diz-nos Veloso de Andrade que, em 1851, este chafariz  tinha 4 Companhias de Aguadeiros, 4 Cabos e Capatazes, 132 Aguadeiros e 1 Ligeiro.

Chafariz N-º 5 da Rua de O Século, antiga Rua Formosa, gravura [séc. XVIII]

1 comment:

  1. I appreciate, cause I found just what I was taking a look for.
    You've ended my four day long hunt! God Bless you man. Have a nice
    day. Bye

    ReplyDelete

Web Analytics