Tuesday, 18 August 2015

Rua Voz do Operário

A Rua Voz do Operário, situada nas Freguesias de S. Vicente e da Graça, é um topónimo que foi atribuído por deliberação camarária de 11 de Fevereiro de 1915 e edital municipal de 14 de Outubro de 1915, no arruamento até aí designado por Rua da Infância.
Com esta atribuição a vereação republicana procurou consagrar a Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário, fundada em 1879 e sediada nesta artéria desde 1913.[cm-lisboa.pt]

Quartel de Sapadores Bombeiros, erigido em 1890-1891 [c. 1900]
Fotógrafo: não identificado, in AML

Este arruamento foi aberto na antiga Quinta da Abelha, nos princípios do último quartel do séc. XIX e por deliberação camarária de 22 de Novembro de 1880 foi-lhe dado o nome de Rua da Infância, o qual segundo o olisipógrafo Vieira da Silva ( «Lisboa Antiga», vol. VII) se deve ao facto de, no n.º 19 daquela rua se ter inaugurado em 1877, uma das casas da Sociedade das Casas de Asilo da Infância Desvalida, então chamada Asilo de S. Vicente.

Chafariz da Rua da Infância [c. 1900]
Fotógrafo: não identificado, in AML

Nesta antiga Rua da Infância, tornejando a Travessa de São Vicente, ficava situado o Chafariz da Infância - de data de construção e autor desconhecidos. Terá sido demolido cerca de 1912 para dar lugar à actual sede da «Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário».

Localização do chafariz na antiga Rua da Infância em 1890

2 comments:

  1. E neste quartel eu e dezenas de outras crianças aprendemos a nadar (a piscina faz costas com a lateral do Liceu Gil Vicente - onde estudei)

    ReplyDelete
  2. Só dezenas?! Eu diria que foram muitas mais, e eu fui uma delas entre 1969 e 1971. Nessa altura o Sport Lisboa e Benfica ainda não tinha piscinas e alugava piscinas ou tanques (que era o caso no quartel dos bombeiros) para o ensino da natação. Depois de 2 anos de aprendizagem quem quisesse prosseguir para os escalões de competição íam para outras piscinas apropriadas para isso. No meu caso fui para a piscina do Ateneu Comercial de Lisboa. Se não me engano as piscinas do Benfica só foram abertas em 1973/74.

    ReplyDelete

Web Analytics