quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Avenida da República, 87

O edifício à direita na foto (em detalhe na 2ª imagem) é típico das Avenidas Novas, e característico do estilo Arte Nova de finais do século XIX e início do XX, dentro das tipologias da habitação burguesa lisboeta. Com projecto de 1906, foi construído por J. Rodrigues Pietro, tal como o prédio vizinho, que ocupa os números 89 e 89-A da Avenida da República. Não sendo, nem um nem outro, exemplares particularmente destacáveis dentro da arquitectura da época e do seu estilo, formavam no entanto um conjunto muito interessante para a caracterização desta zona privilegiada de expansão da cidade oitocentista.

Corrida de bicicletas na Avenida da República [post. 1906]
O edifício Arte Nova (à direita), quase na esquina com a Av. Júlio Dinis, ainda lá está, orgulhosamente de pé, no nº 87 da Avenida da República. O palacete que se vê do lado esquerdo (nº 77) já foi demplido (v. próximo artigo)
Fotógrafo não identificado, in AML

Na sua globalidade, o edifício do n.º 87 é o mais harmonioso dos dois, tanto no que respeita às escala e composição, como a nível da ornamentação. A feição Arte Nova é particularmente visível nos estuques e cantarias da fachada, com o seu friso azulejar e o uso do ferro forjado, trabalhado em linhas sinuosas que se repetem na escadaria e no corrimão do interior. Destacam-se ainda as amplas janelas do segundo e terceiro pisos, coroadas respectivamente por um arco abatido e um arco de volta perfeita.
Apesar desta apreciação, o imóvel foi infelizmente muito desfigurado ao longo das últimas décadas. À ruína total do interior, reconstruído em 2000, seguiram-se diversas alterações de monta na fachada, incluindo a construção de uma pequena "torre" sobre o corpo da esquerda, e a substituição das caixilharias de madeira por outras em alumínio. Desta forma, considera-se que o actual edifício não faz jus às razões estéticas, formais e contextuais que ditaram a sua prévia classificação. (in igespar.pt)

Avenida da República, 87  [1909]
[Edifício do lado direito na imagem anterior]
Paulo Guedes, in A.M.L.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Web Analytics