quinta-feira, 16 de julho de 2015

Porfírios

Em Dezembro de 1965 é inaugurada em Lisboa a loja Porfírios especializada em vestuário jovem, com roupa confeccionada em Portugal mas copiada da Carnaby Street de Londres e de outras referências da moda da década de 60 e 80.
A loja localizada na Rua da Vitória, 55-63, tinha duas entradas, salas escuras, corredores estreitos, escadas em caracol, luzes psicadélicas, música a tocar bem alto e a fazer lembrar um ambiente de discoteca. Pioneiros no mercado de pronto-a-vestir, a Porfírios propõe aos jovens portugueses roupa absolutamente diferente e irreverente, quiçá extravagante: os famosos jeans à 'boca-de-sino', as camisas coloridas e às flores, os blusões estampados, as camisolas de barriga à mostra, as incontornáveis mini-saias, os collants coloridos e uma variedade extraordinária de acessórios e adereços: anéis, pulseiras e colares ou lenços, cintos e carteiras.

Porfírios [post. 1965]
Rua da Vitória, 55-63

A Porfírios é uma referência para toda uma geração e um marco relevante na criação da moda jovem, até então inexistente, como refere o estilista Manuel Alves: «a única ligação com o mundo, num Portugal pautado por uma mentalidade um bocado tacanha e provinciana, a loja remava contra a maré e o obscurantismo do país». Encerra portas em Abril de 2001.



3 comentários:

  1. :D
    A minha loja preferida!
    A alegria que era uma visita aos Porfirios!!!

    ResponderEliminar
  2. Há já algum tempo que penso na minha loja de eleição dos tempos de meninice e juventude. Onde há agora esta loja? Os pofirios!!quero lá voltar!

    ResponderEliminar
  3. Na loucura dos anos seguintes ao 25 de Abril era lá que a malta is comprar algo de diferente e irreverente...

    ResponderEliminar

Web Analytics