O caminho de ferro entre Cais do Sodré e Cascais foi inaugurado em 21 de Maio de 1892.
Algés e Cruz Quebrada tinham estações próprias, enquanto no Dafundo foi construído um apeadeiro em 1898, próximo do Aquário Vasco da Gama (que estava prestes a ser inaugurado).
A primitiva estação de Algés situava-se mesmo defronte do «Chalet Miramar» (Parque Anjos) de Polycarpo Pecquet Ferreira dos Anjos, no Largo da Estação, estando contígua à praia.
Estação de caminhos de ferro de Algés [ant. 1900] Antes da electrificação da linha em 1926. Chaves Cruz, in Lisboa de Antigamente |
A companhia concessionária deste ramal de caminho de ferro, divulgou pela primeira vez, em Agosto de 1891, no seu órgão de informação próprio (Gazeta dos Caminhos de Ferro), a venda de maços de bilhetes por zonas e com preços reduzidos, válidos para ida e volta, com a condição de serem utilizados na primeira viagem matutina a partir de cada um dos extremos da via férrea.
Estação de caminhos de ferro de Algés |início do séc. XX| A seguir ao prédio de princípios do séc. XX nota-se o antigo Palácio da Conceição propriedade dos «Condes de Pombeiro e Senhores de Belas», que por volta de 1850 aqui «levantaram sumptuoso palácio cujo portão é coroado pela imagem de pedra da Padroeira do Reino – N. S. da Conceição». [Ribeiro: 1938] Chaves Cruz, in Lisboa de Antigamente |
Em 1894 a Companhia de Caminhos de Ferro deu um novo impulso à captação de passageiros com destino a Algés, com a criação de bilhetes de banhos de mar para grupos de cinco ou mais passageiros, ainda a preços mais reduzidos.
Estação de caminhos de ferro de Algés |1939| Antes do deslocamento da linha dos caminhos de ferro; antigo Largo da Estação actual Praça 25 de Abril. Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente |
Giríssimo conhecer e a sua evolução.
ReplyDeleteQue giro. Adorei. Lembro-me da estação nos anos 70, era eu uma miúda. Muito interessante como as coisas evoluem.
ReplyDeleteMAGNIFICO FANTASTICO ESTACAO ALGES
ReplyDelete