O Café Monumental, restaurante, café e casa de chá, foi inaugurado a 17 de Setembro de 1955 (v. artigo do Diário de Notícias) com projecto inicial do arquitecto Rodrigues Pereira, e decoração, construção e mobiliário da autoria dos artistas José Espinho e Fred Kradolfer.
Café Monumental [1977]
Avenida Fontes Pereira de Melo
Vasques, in Lisboa de Antigamente |
Conta quem os conheceu que o Monumental se distinguia pela
luminosidade do espaço e pelo brilho das estrelas (sobretudo figuras do
teatro) que o frequentavam.
Café Monumental [c. 1982]
Avenida Fontes Pereira de Melo; Cine-Teatro Monumental
Estúdio Horácio Novais, in Lisboa de Antigamente |
Diário de Notícias, 1955 |
Caro José Leite,
ReplyDeleteVivi na Av. Duque D`Ávila, quase na esquina com a Av. República e junto ao Saldanha e Monumental. Era para o Café Monumental que ia tomar o meu café e ler algo (jornal ou materiais de estudo).
Apreciei o ambiente do Café frequentado nos anos 70`s e inicios de 80 por gente de cultura e modos de vida diversos. Era espaçoso, brilhante, tal como o Cinema e Teatro Monumental, fazendo parte de um conjunto, grande e magnífico. Para lá destes atributos,o edifício era uma rocha autêntica. Passava pelo local, mais ou menos, todos os dias quando foi demolido e posso atestar, pelos meses que demorou a sua demolição que não vislumbro coisa mais sólida do que aquela. Deste modo, porque é que foi demolido? Só lhe posso dizer (pela demolição do Monumental e pelos entraves na Rua do Carmo que depois permitiu que o fogo se alastrasse por falta de acessos aos Bombeiros) que o Presidente da Câmara, Abecassis e "entourage" nunca foram por mim apreciados.
Estas duas obras, uma de demolição e outras de entraves com o centro da Rua do Carmo construído com empecilhos, foram para mim, autênticos crimes de análise e abusos de confiança em relação à população.
O Monumental era ainda uma obra muito funcional, moderna e seguríssima. A sua demolição deveria ter passado pela barra dos Tribunais. É o que penso e sou normalmente tolerante e não justicialista.
Um abraço e parabéns pelo seu magnífico trabalho.
Agradeço o seu extenso comentário e o apreço pelo blogue, só que entre os colaboradores deste espaço não existe ninguém chamado José Leite.
ReplyDeleteI know this web page gives quality depending articles or reviews and additional data, is
ReplyDeletethere any other website which provides these kines of things in quality?
É bom recordar
ReplyDelete