Casa e Atelier da Família Cristino da Silva
Com projecto do arq-º Cristino da Silva foi mandada construir por Maria Frimeta Cristino da Silva. Pela primeira vez, em 1944, o mesmo imóvel recebe em simultâneo os Prémios Valmor e Municipal de Arquitectura. Esta distinção teve por base um critério meramente "fachadista", que à data ainda se sobrepunha a todos os outros, tal como se pode verificar na Acta de Atribuição do Prémio Valmor de 29-12-1945: "Feito um minucioso exame às fachadas correspondentes aos prédios (...), resolveu o Júri, por unanimidade, atribuir o Prémio Valmor à fachada do prédio situado na Av. Álvares Cabral, nº 67 a 67-D.".
Avenida Álvares Cabral, 67-67D [c. 1952] Casa e Atelier da Família Cristino da Silva, Prémio Valmor de 1944 Gustavo de Matos Sequeira, in Lisboa de Antigamente |
Esta casa e atelier da família Cristino da Silva caracteriza-se por uma volumetria densa e pesada, para além de uma simplicidade decorativa. Mantém ainda hoje a sua função original.
Avenida Álvares Cabral, 67-67D [1959] Casa e Atelier da Família Cristino da Silva, Prémio Valmor de 1944 Armando Serôdio, in Lisboa de Antigamente |
Em 1954, era eu marçano numa mercearia no Largo do Rato, Casa Macau, no tempo em que se levavam as mercearias a casa do cliente, e tive o privilégio de conhecer algumas salas desta vivenda, sobretudo a cozinha.
ReplyDeleteNazare Maria
ReplyDeleteConheço bem vivi aí perto 14 anos