Monday 15 February 2016

Bairro das Estacas, Alvalade

Erguido a partir de 1952, com projecto dos arquitectos. Ruy Athouguia e Sebastião Formosinho Sanches, o conhecido Bairro das Estacas foi mandado construir pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido premiado na Bienal de S. Paulo, assim como Prémio Municipal de Arquitectura de 1954, por romper com o modelo da arquitectura tradicional ao gosto do Estado Novo e tornar-se uma referência no movimento da arquitectura moderna, desenhando traçados racionalistas, que começavam a aplicar os novos princípios do urbanismo moderno estabelecidos na Carta de Atenas (1933).

Bairro das Estacas [1958]
 Ruas Bulhão Pato, Teixeira de Pascoais, Antero de Figueiredo e Pedro Ivo
Armando Serôdio, in AML

Trata-se de um conjunto de blocos ou células de edifícios de habitação, paralelos entre si, mas perpendiculares ao eixo viário, assentes sobre pilotis ou pilares, derivando daí o seu nome, que permitiram a ocupação da parte inferior por um extenso espaço verde, favorecendo o aparecimento de percursos pedonais e qualificando esta pequena zona da cidade. 
 
Bairro das Estacas [1958]
 Ruas Bulhão Pato, Teixeira de Pascoais, Antero de Figueiredo e Pedro Ivo
Armando Serôdio, in AML
Bairro das Estacas [196-]
 Ruas Bulhão Pato, Teixeira de Pascoais, Antero de Figueiredo e Pedro Ivo
Artur Pastor, in AML

De entre uma lista de características modernas que o conjunto inclui, destacam-se: o sistema de construção segundo os cinco pontos para a nova arquitectura de Le Corbusier; o programa de habitação colectiva de renda económica ; as varandas corridas ao longo de todo o comprimento dos blocos , interrompidas por grelhas de betão nas zonas de serviço; as entradas de luz verticais na fachada poente (controlo da incidência solar)" "cobertura em chapa ondulada"; criando volumes depurados), com caleira central permitindo um desenho puro dos volumes; a anulação do conceito de "traseira" e a organização dos fogos com sistema de duplex. (Inês Neto, O caso do Bairro das Estacas em Lisboa, IST, 2015)

Vista aérea de Alvalade. Ao centro, o  Bairro das Estacas [1954]

1 comment:

Web Analytics