Wednesday 10 February 2016

Lyceu Central de Pedro Nunes

O Liceu Central de Pedro Nunes teve a designação inicial de Lyceu Central de Lisboa, 3ª zona escolar. Em Janeiro de 1906 foi instalado provisoriamente no Liceu do Carmo, no Palácio Valadares. Três meses depois foi transferido para um edifício alugado na Rua do Sacramento à Lapa. 
 
É no quadro das preocupações higienistas e pedagógicas estabelecidas na reforma de Eduardo Coelho de 1905, que foram concebidos os edifícios liceais das primeiras décadas do século XX, em Portugal: os liceus de Lisboa da autoria do arquitecto Miguel Ventura Terra, e os liceus do Porto da autoria de José Marques da Silva. A par da influência dos modelos franceses dos lycées construídos a partir da segunda metade do século XIX, o processo de concepção destes edifícios acompanhou a época de transição que caracterizou o início do século em Portugal, em que os valores tradicionais da arquitectura são confrontados com os novos desafios na área da construção e da aplicação de novos materiais. Em termos urbanos, os edifícios liceais vão adaptar-se aos novos planos de urbanização e de melhoria da cidade então projectados.

Lyceu Central de Pedro Nunes [c. 1911]
Avenida Álvares Cabral, antiga Avenida Pedro Álvares Cabral
Joshua Benoliel, in AML

Como as instalações não eram as mais adequadas, foi adquirido um terreno na antiga Quinta da Bela Vista, com 36.000m², (actual Avenida de Álvares Cabral), e iniciada a construção de raiz, em 1909. A edificação deste liceu realizou-se segundo projecto elaborado pelo arquitecto Ventura Terra.

Lyceu Central de Pedro Nunes  em construção [c. 1909]
Avenida Álvares Cabral, antiga Avenida Pedro Álvares Cabral
Joshua Benoliel, in AML

O liceu foi inaugurado no ano lectivo de 1911/1912 (17-11-1911) com a designação de Liceu Central de Pedro Nunes. Entre 1928 e 1930, Sá de Oliveira, o seu primeiro reitor e organizador, dedicou-se à difícil e árdua tarefa de reestruturar o Liceu para que nele passasse a funcionar a vertente de formação de professores, iniciando-se, assim, uma nova etapa da vida da Instituição, agora como Liceu Normal de Lisboa. Alterado em 1937 para Liceu Pedro Nunes.

Lyceu Central de Pedro Nunes, pátio, campo de jogos [c. 1911]
Avenida Álvares Cabral, antiga Avenida Pedro Álvares Cabral
Alberto Carlos Lima, in AML

Em 1956 nova designação para Liceu Normal de Pedro Nunes. Por fim em 1978 adquire o nome que ainda mantém actualmente de Escola Secundária de Pedro Nunes. [1]

Lyceu Central de Pedro Nunes  [s.d. post. 1911]
Avenida Álvares Cabral, antiga Avenida Pedro Álvares Cabral
Estúdio Mário Novais in Biblioteca de Arte da F.C.G.

O edificado, incluindo os jardins, os campos de jogos, o pavilhão gimnodesportivo e o refeitório está classificado, desde 2012, como Monumento de Interesse Público.

Lyceu Central de Pedro Nunes, campo Norte  [s.d. post. 1911]
Avenida Álvares Cabral, antiga Avenida Pedro Álvares Cabral; em segundo plano vêem-se as torres sineiras da Igreja de Santa Isabel
Estúdio Mário Novais in Biblioteca de Arte da F.C.G.

Bibliografia
[1]  Texto Fernanda Veiga Gomes in parque-escolar.pt.

3 comments:

  1. Boas fotos! Andei neste liceu 1953-61 na turma A. Tive aqui uma óptima preparação e educação para a vida inteira, segui depois para a Faculdade de Medicina de Lisboa.
    /Paulo Gandra Gonçalves

    ReplyDelete
  2. Também por lá andei durante sete anos e as amizades que então se criaram foram tais, que decorridos 55 anos a minha turma do 6º e 7º anos continua a reunir regularmente num almoço ou jantar com assinalável número de presenças, perpetuando uma tradição que felizmente já pudemos retomar no pós pandemia

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também por lá andei até 1966 (7º D). Ainda assisti e participei na inauguração do novo ginásio!

      Delete

Web Analytics