Thursday 4 February 2016

Quinta (Casal) do Mineiro

Agora se seguem, dos n.ºˢ 79 a 83, com seu portão gradeado de quinta (o Casal do Mineiro, que sucedeu ao Casal Novo no nome, como este sucedera ao antigo Casal ou Quinta do Tavares, do séc. XVIII e já XIX) as casas cor de rosa, à beira da antiga Rua de Entremuros [hoje Artilharia Um], propriedade de Manuel José Monteiro (...).
É esta uma propriedade das de maior área no sítio — recorda Norberto de Araújo — , que se prolonga como já vimos, à Rua das Amoreiras e à Travessa da Légua da Póvoa; possui no alto um magnífico palacete, que data de 1882 (...). Esta propriedade admirável, com estufas, jardins, e alguns terrenos ainda de cultivo, pertence ao filho daquele falecido capitalista (...).
(ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa», vol. XI, p. 96, 1939)

Quinta (Casal) do Mineiro [1931]
Palacete da Quinta do Mineiro, em cima à direita, na Rua de Artilharia Um; Aqueduto das Águas Livres, Rua das Amoreiras e Ermida de N. S. de Monserrate.

Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

O palácio neo-colonial da Quinta do Mineiro foi construído em 1882 por Manuel José Monteiro à imagem do palácio que tinha no Brasil. O Externato dos Maristas mudou-se para este palácio em 1953, onde ficou até 1989. Recentemente, na Quinta do Mineiro, foi erigido o empreendimento imobiliário «Nova Amoreiras», O palácio, depois de recuperado, foi transformado em centro de escritórios.
 
Palacete da Quinta do Mineiro [1939]
Perspectiva tomada
do Aqueduto das Águas Livres sobre o Jardim das Amoreiras.
Eduardo Portugal in Lisboa de Antigamente

3 comments:

  1. Have you ever considereⅾ creating аn e-book or guest
    authoring on otyher websites? I hwve а blog based upon oon thе same subjects you discuss ɑnd
    would love to haѵe yoᥙ shzre sоme stories/information.
    Ӏ know my viewers would enjoy yoᥙr work.
    If yоu are even remotely interestеd, feel frede
    t᧐ shoo mе ɑn e-mail.

    ReplyDelete
  2. Pertenceu a Vicente Rodrigues Monteiro, que foi Bastonário da Ordem dos Advogados, sem qualquer relação com o “Monteiro dos Milhões”.

    ReplyDelete

Web Analytics