O Bairro da Liberdade, na chamada Encosta de Campolide, formou-se a partir de um conjunto de habitações que foram surgindo em finais do século XIX prolongando-se pelas primeiras décadas do século XX, no âmbito de um processo de industrialização que tinha como pólo principal o Vale de Alcântara. O acréscimo de população do Bairro verificou-se em meados da década de 60, motivada pela migração de população rural para Lisboa na procura de melhores condições de vida.
Escadinhas da Liberdade |1945| Este topónimo advém da sua proximidade ao Bairro da Liberdade Martinez Pozal, in Lisboa de Antigamente |
Aquando da construção do Aqueduto das Águas Livres, no séc. XVIII (1732-1748), já aqui tinha existido um chamado Bairro da Liberdade para acolher os milhares de operários daquele grandioso empreendimento, tendo-se então multiplicado as habitações precárias, e que precárias e degradadas permaneceram ao longo de décadas.
Escadinhas da Liberdade |s.d.| Este topónimo advém da sua proximidade ao Bairro da Liberdade; Estação ferroviária de Campolide. Estúdio Horácio Novais, in Lisboa de Antigamente |
Percorri ao longo de muitos anos, para apanhar o comboio para o Rossio, local do meu emprego. Segundo consta tem tantos degraus quantos o ano,365.
ReplyDeleteTambem as subi e desci muitas vezes. Mas sim um dia deu-me para as contar e tem mais de 300.
ReplyDeleteEu também subi e desci as Escadinhas para ir para a escola primária da Educação Popular dirigida pelas irmãs do Amor de Deus, e só agora quase 80 anos depois é que vim a saber que isto era trabalho da SSVP.
ReplyDeleteeu era miúdo fui aí onde cresci, tanto brinquei aí, saí para muuuito longe com 16 anos e só voltei mantando saudades já com 70
ReplyDeleteTambém as subi e desci muitas vezes quando era criança. O meu pai tinha um talho ao lado da farmácia. Foi na rua A que cresci e conheci pessoas extraordinárias.
ReplyDelete