Tuesday 24 November 2015

Monumento a Eça de Queiroz

A obra escultórica em lioz (original), foi executada por Teixeira Lopes e inaugurada em 1903, no Largo Barão de Quintela. O original, alvo de constantes actos de vandalismo — os dedos da mulher eram repetidamente mutilados — , encontra-se desde 2001 no Museu da Cidade, ao Campo Grande, data em que, por iniciativa camarária, foi inaugurada a réplica no referido Largo. Escondida entre a Rua do Alecrim e a Rua das Flores, resguarda-se, no jardim, da tragédia que um dia o escritor contou, num convite à pausa a quem por ali passa.

Monumento a Eça de Queiroz [c. 1903]
Largo do Barão de Quintela
Chaves Cruz, in AML

Este monumento, evocativo da figura de Eça de Queiroz (1845-1900), um dos maiores expoentes literários do séc. XIX, representa o escritor levemente curvado sobre a figura admirável da Verdade. No tosco sopé da estátua encontra-se inscrita a famosa frase de «A Relíquia» [1887]: «Sobre a nudez forte da Verdade o manto diáphano da phantasia».
A figura alegórica da «Verdade», repleta de «simplicidade e simbolismo», é aqui representada pela «figura peregrina de braços abertos, tronco nu, cabeça patrícia - o corpo rijo e branco de uma mulher do povo que serviu de modêlo - transpira uma humanidade voluptuosa, tal a da «Verdade», quando se entrega.» (ARAÚJO, 1939)

Monumento a Eça de Queiroz [1931]
Largo do Barão de Quintela
Observem-se a figura da mulher com os dedos mutilados 
e a ausência da inscrição na base.da estátua.
Fotógrafo não identificado, in Arquivo do jornal O Seculo

É, também, em diálogo que estas figuras se relacionam escultoricamente, ambas sedutoras e seduzidas. Nelas, observa-se o seu total abandono, da Verdade ao seu Autor e este, claramente a ela subjugado, naquilo que foi todo um exercício de escrita. Sobre o manto da fantasia descaem todos os olhos, incluindo os dele que sobre ela, «Verdade», se detêm até aos dias de hoje.

3 comments:

  1. Hey there! I could have sworn I've been to this website before but after browsing
    through some of the post I realized it's new to me. Anyhow, I'm definitely glad I found it and I'll be
    book-marking and checking back often!

    ReplyDelete
  2. Hello! This post couldn't be written any better! Reading through this post
    reminds me of my old room mate! He always kept talking about
    this. I will forward this post to him. Fairly certain he will have a good read.
    Thank you for sharing!

    ReplyDelete
  3. Foi uma beleza encontrar esse monumento ao bater pernas pelo Chiado. E as informações acima, muito úteis para melhor apreciar o monumento.

    ReplyDelete

Web Analytics