Friday 29 January 2021

Rua do Benformoso

Norberto Araújo caracteriza da seguinte forma este arruamento vizinho da Mouraria: 

Antes de existir a Rua (Nova) da Palma, que data de 1862, no trôço da Guia ao Socorro, e de há cêrca de setenta anos do Socorro ao Intendente era por aqui, pelo Bemformoso, que todo o trânsito se fazia.
Em verdade o sítio e a rua não são do Benformoso mas do 'Boy Formoso', designação primitiva, cuja origem deve estar, como em tôdas do velho tempo, num dêsses acidentes fortuitos ou vagas particularidades episódicas, mas que 'ficam'; numa das quintas ou restos por aqui existentes, teria havido um lindo boi, a que se poderia chamar uma 'estampa', e, corrida fama, já depois do animal haver desaparecido, o sítio ficou o de 'Boy Formoso'.

Rua do Benformoso [1950]
Antiga do Boy Formoso, antes Rua Direita da Mouraria (séc. XVI)
Eduardo Portugal, in AML

Quero dizer-te, apenas, que nos séculos velhos, antes de êste sítio ser chamado do «Boy Formoso» foi conhecido por «Benfica» — a razão não ta sei dar; talvez porque fôsse ridente de hortas e de boa situação. O Bemformoso ainda há trinta anos mostrava pitorescas casas, modestas, seiscentistas, de empena de bico, andar de ressalto, conjunto alfacinha velho e puro. Pedacinhos de Alfama limpa no Bemformoso, paredes meias com a Mouraria.

Rua do Benformoso |1902-05|
Antiga do Boy Formoso, antes Rua Direita da Mouraria (séc. XVI)
Machado & Souza, in AML
Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. VIII, p. 12, 1938.

No comments:

Post a Comment

Web Analytics