Friday 4 March 2016

Cais da Lingueta e Beco do Penabuquel

Este arruamento Cais da Lingueta, noutros tempos era mencionado como «Boqueirão da Lingueta» ou «Travessa do Cais da Lingueta».
Lingueta é o nome dado à pequena ladeira ou rampa ao pé da qual se arrima a embarcação para receber ou despejar gente nos embarcadouros, pelo que o arruamento Cais da Lingueta, que liga a Rua do Jardim do Tabaco à Avenida Infante Dom Henrique fixa na memória de Lisboa o antigo Cais do tempo em que o mar aqui chegava.

Cais da Lingueta [1944]
Ao fundo, do lado de lá da Rua Jardim do Tabaco, vê-se o arco do 
Beco do Penabuquel, uma das antigas portas da muralha Fernandina
Eduardo Portugal, in AML

Sigamos os passos do olisipógrafo Norberto de Araújo e «Enfiemos agora pelo Beco do Penabuquel, palavra que — pelo que anda escritodeve ser corruptela de qualquer vocábulo árabe, ou de outra expressão portuguesa, cujo sentido original se perdeu. 
Aqui todo o pitoresco se dilue, e compreende-se : de um lado são as traseiras dos prédios edificados depois do Terramoto para alargamento dos Remédios, do outro as traseiras dos prédios da face norte da Rua do Jardim do Tabaco, da mesma idade aproximada.
Numa reentrância, vão entre prédios pertencentes à Câmara, vê-se esta data: 1891.
O mais curioso e decorativo do Beco é o seu arco de comunicação, última reminiscência, talvez, dos restos da muralha da Cêrca de D. Fernando, que corria do Chafariz de Dentro até ao Postigo da Pólvora, situado no actual Largo do Museu de Artillharia, para subir às Portas da Cruz.»

Arco e Beco do Penabuquel [c. 1900]
Acesso à Rua do Jardim do Tabaco através da Cêrca de D. Fernando
Machado & Souza, in AML

Bibliografia
(ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. X, p. 98)

No comments:

Post a Comment

Web Analytics