Sunday 17 January 2016

Avenida da República, 36: Casa Branco Rodrigues

Palacete situado frente ao Palacete Valmor, propriedade de José Cândido Branco Rodrigues, da autoria do arqº Manuel Joaquim Norte Júnior, premiado com uma Menção Honrosa pelo júri do Prémio Valmor de 1908. Foi demolido nos anos 1949-1950, dando lugar a um prédio de habitação com 8 andares e lojas no piso térreo.

Avenida da República, 36  [post. 1908]
Esquina da Av. Visconde de Valmor, 27
Antiga Avenida Ressano Garcia (1910)
Paulo Guedes, 
in Lisboa de Antigamente

Diplomado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Manuel Joaquim Norte Júnior (1878-1962) é uma figura de enorme importância na construção da imagem arquitectónica de Lisboa e do país, contando com uma imensa produção edificada, dentro da qual vários Prémios Valmor. 
Arquitecto da Casa de Bragança, é também autor de vários projectos, entre os quais os da casa e atelier Malhoa, em Lisboa, o pavilhão D. Carlos no Buçaco, o Palace Hotel da Cúria, o Grande Hotel do Monte Estoril, o Hotel Paris no Estoril e o Palácio Fialho em Évora. A Sociedade a Voz do Operário em Lisboa e a Associação dos Empregados do Comércio em Lisboa, entre muitos outros edifícios e remodelações são também esboços deste importante arquitecto.
As suas obras desenvolveram-se por décadas - desde as de expressão Arte Nova às da fase Art Déco e Modernista – e o seu legado estende-se a outras cidades e vilas portuguesas, nomeadamente aos Açores, Azeitão, Bombarral, Buçaco, Cascais, Curia, Estarreja, Faro ou Sintra.

Avenida da República, 36 e 38 [post. 1908]
Esquina da Av. Visconde de Valmor 
Palacete Valmor, Prémio Valmor de 1906; à direita, palacete  Casa Branco Rodrigues Menção Honrosa do Prémio Valmor de 1908.
Paulo Guedes, 
in Lisboa de Antigamente

2 comments:

Web Analytics