Esta moradia apalaçada edificada em 1909 (à esq. da foto) estava localizada junto à Praça do Campo Pequeno, correspondendo, talvez, ao actual nº 60-62 da Avenida da República (vd. mapa). Sofreu alterações cerca de 1916 e foi demolida na década de 1960.
Após a proclamação da República, em 1910, a Câmara de Lisboa alterou a toponímia,
substituindo os nomes das figuras públicas comprometidas com a monarquia
e os topónimos de cariz religioso por outros evocativos dos ideais
republicanos e esta Avenida da República é disso um exemplo claro,
substituindo o topónimo do criador das Avenidas Novas em 1904 (Avenida
Ressano Garcia) pela própria República.
Refira-se ainda que esta longa artéria ainda antes de ser Avenida Ressano Garcia pelo edital de 3 de Maio de 1897 foi a Avenida das Picoas ao Campo Grande por referência à Quinta das Picoas que existia no local.
Refira-se ainda que esta longa artéria ainda antes de ser Avenida Ressano Garcia pelo edital de 3 de Maio de 1897 foi a Avenida das Picoas ao Campo Grande por referência à Quinta das Picoas que existia no local.
Avenida da República [1916] Preparativos para o embarque das tropas do C.P.E. que vão combater na Primeira Guerra Mundial. Joshua Benoliel, in Lisboa de Antigamente |
Lisboeta de nascimento, ao serviço da Repartição Técnica da Câmara Municipal de Lisboa, Ressano Garcia desempenhou, a partir de 1874, um papel fundamental na transformação da fisionomia da Capital. Para além do Mercado da Ribeira Nova (24 de Julho) e da conclusão das obras nos Paços do Concelho, a figura do Engenheiro está intimamente associada à expansão sistemática da cidade para norte. Consignada no Plano Geral de Melhoramentos (Comissão de 1876-1881), traduziu-se no traçado de eixos viários, largos e rectilíneos – os modernos boulevards – a delimitar quarteirões ortogonais para loteamento, com rotundas, passeios, vegetação e mobiliário urbano, de que a Avenida da Liberdade, a Av. 24 de Julho (o Aterro) e a Avenida das Picoas ao Campo Grande (Av. República) e toda a planificação das ruas adjacentes, são os exemplos mais significativos.
Avenida da República, [ant. 1909] Paulo Guedes, in Lisboa de Antigamente |
This article will assist the internet viewers for building up new website or even a weblog from start to end.
ReplyDelete