Arruamento de 1900 que homenageia o chefe do partido Regenerador,
António Maria Fontes Pereira de Melo (1819-1887), que presidiu ao
Conselho de Ministros na década de 1876 e 1886, período que ficou
conhecido como Fontismo.
Esta artéria que faz a ligação da Praça Marquês de Pombal à Praça Duque de Saldanha integra o Plano das Avenidas Novas, do eng.º Ressano Garcia, aprovado em 1888 na Câmara Municipal de Lisboa. Este projecto seguia as ideias urbanísticas do séc. XIX, aplicando os princípios higienistas de combate à insalubridade das densas vilas da industrialização, definindo um traço regular formado por quarteirões uniformes, numa sequência de eixos estruturantes articulados por rotundas.
Esta artéria que faz a ligação da Praça Marquês de Pombal à Praça Duque de Saldanha integra o Plano das Avenidas Novas, do eng.º Ressano Garcia, aprovado em 1888 na Câmara Municipal de Lisboa. Este projecto seguia as ideias urbanísticas do séc. XIX, aplicando os princípios higienistas de combate à insalubridade das densas vilas da industrialização, definindo um traço regular formado por quarteirões uniformes, numa sequência de eixos estruturantes articulados por rotundas.
Avenida Fontes Pereira de Melo com a Rua Tomás Ribeiro, 1960 À direita, o muro do antigo Mercado 31 de Janeiro, antigo Matadouro Municipal. Filipe Romeiras, in Lisboa de Antigamente |
Neste plano, a Avenida Fontes Pereira de Melo
constituía o elemento de ligação do conjunto das ruas adjacentes ao
Parque da Liberdade (hoje Parque Eduardo VII) com o núcleo Picoas -
Campo Grande. (cm-lisboa.pt)
Avenida Fontes Pereira de Melo com a Rua Tomás Ribeiro, 1961 Em 29 de Dezembro de 1959 é inaugurado novo sistema de transporte — o Metropolitano. Augusto de Jesus Fernandes, in Lisboa de Antigamente |
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